TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico sobre Aborto

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  3.683 Visualizações

Página 1 de 2

Existem complicações, físicas e psicológicas, que é possível desenvolver após a realização de um aborto. Comprovando-se que quanto mais desenvolvido estiver o feto, piores serão as consequências para a mulher, tanto para os abortos naturais quanto para os induzidos. Percebeu-se que em um aborto são encontrados: sentimentos de remorso e culpa, variações de ânimo, depressão, choro frequente, medos e pesadelos, o que faz com que a angústia se torne frequente, e em função disso e de outras questões políticas que o aborto ainda não é descriminalizado em todos os casos no Brasil.

Em contrapartida, temos também a informação de que o aborto, ainda que não descriminalizado, é uma pratica real nos dias atuais. Segundo os dados de um estudo realizado em 2013 pelos pesquisadores Mario Monteiro e Leila Adesse, um mínimo de 685.334 e um máximo de 856.668 mulheres se submeteram, em 2013, a procedimentos ilegais de aborto. Porém, não é possível saber o número de mortes causadas pelos procedimentos, já que a clandestinidade e a ausência de conhecimento definem este submundo do qual é quase impossível extrair números com um mínimo de precisão, mas também levando em conta que o aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil podemos ter ideia das consequências que a falta de legislação adequada sobre o tema pode causar. Através deste mesmo estudo calcula-se que uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já realizou essa pratica ao menos uma vez na vida. Hoje existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que a cada dois dias uma mulher brasileira morra vítima do aborto ilegal. Outra pesquisa, de 2015, feita pelo Ministério da Saúde e um grupo de mulheres aponta que o Brasil registra anualmente um número de um milhão de abortos induzidos. O fato é, que o aborto é algo comum na vida reprodutiva das brasileiras. A criminalização do aborto faz com que as mulheres mais pobres caiam com facilidade nestas situações trágicas. Com as ricas, isso não acontece tanto, já que podem viajar para o exterior ou abortar aqui em clínicas com melhores condições sanitárias. Sendo a descriminalização do aborto uma questão de saúde pública. Porém, esse tema é um assunto polêmico, sobretudo em um país como o Brasil, que tem a população majoritariamente religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com