TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Politicas

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico: Leandro Santos Chaves; Turma: Direito

QUESTÃO

1. A denominação de Estado, no sentido de sociedade politicamente organizada e permanente, surge

pela primeira vez no século XVI. Desta forma, o que é o Estado?

R= O entendimento de o que é Estado e sociedade política vem evoluindo desde a Antiguidade, mas já sabemos que ele possui poder de zelar e tomar decisões em nome da coletividade. Ao analisar esses aspectos, entende-se que o Estado nada mais é do que uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam objetivos em comum. Esses objetivos podem ser caracterizados por ações realizadas pelas pessoas com finalidades em comum, um exemplo seria o desejo de alcançar metas ou desenvolver-se melhor no trabalho.

Além disso, o Estado se apresenta como uma organização denominada sociedade política. Nessa sociedade, existem normas jurídicas escritas (Constituição Federal, Código Civil, Código Penal, Código de Defesa do Consumidor, etc.). E também uma hierarquia entre os governantes e governados, todos sujeitos a buscar o bem público, sendo exemplos a saúde, educação, justiça e defesa nacional.

QUESTÃO:

2. O sistema econômico que veio vigorar no lugar do feudalismo foi o sistema capitalista, porém este capitalismo possui uma fase transitória de adaptação ao modelo moderno, conhecido como mercantilismo. Cite três características do período mercantil.

R= As principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.

QUESTÃO:

3. Hobbes justifica a necessidade de um contrato que dê garantia de segurança e proteção a todos, por isso defende qual forma de Estado?

R= Hobbes defende a autoridade absoluta do rei com única forma de se exercer um poder soberano, já que este é uno e indivisível. Com efeito, Hobbes tem em vista uma forma de democracia direta, tal como era exercida na Grécia clássica, e não o que hoje entendemos por democracia indireta ou governo representativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com