TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Sociais - Controle Social

Por:   •  10/5/2020  •  Resenha  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Controle social                                           é o mais importante pilar de sustentação da sociedade

 é a ação da sociedade sobre o indivíduo com o objetivo de colocar limites e direcionar sua conduta. Quando o controle é total o indivíduo estrega-se a um processo de condicionamento na mais cruel heteronomia. Tomar consciência do controle sofrido pode ser o início da busca de autonomia.

O homem precisa da sociedade desde pequeno, até para se alimentar e sobreviver, em contramão a sociedade cobra através de controle. É o princípio do prazer contra o princípio da realidade. 

Mecanismos de controle social: (para manter os interesses de cada um dentro de limites)

  1. Costumes, convenções e moralidade: sociedades desenvolvem “normas informais” de conduta e seus membros têm que se adaptar para não ficarem marginalizado.  Ex: o respeito aos membros mais velhos.
  2. Persuasão, ridículo e difamação:              ao sair do padrão imposto, pode-se cair no ridículo ou ser difamado. Ou seja, a sociedade não permite o diferente.  Ex: um homem de saia, uma mulher sem roupa na praça..
  3. Etiquetas e boas-maneiras:                       a etiqueta foi aliada para produzir e manter o poder das monarquias, afastando os súditos, pelo ritual, e criando a ideia de que a nobreza é diferente.
  4. Pressão Econômica:                                          por precisar de dinheiro para viver nos submetemos à escola, ao diploma, aos horários do trabalho, às exigências do chefe. Ex:“Ou você segue os padrões e normas da empresa, ou perde o emprego!“  

O “Adoidamento”:                                             quem não seguir os padrões sociais é considerado doido pela sociedade. O risco de ser muito diferente é ir parar numa clínica psiquiátrica (ricos) ou num hospício (pobres).                                                   Ex: mulher não querer casar e/ou querer ser professora

Horóscopos, Providência Divina, Destino:   Para muitos, os astros determinam nossa vida. Para outros, o que acontece é fruto da Providência Divina e é preciso aceitar passivamente toda forma de controle, pois "trata-se da vontade de Deus".

Direito:                                                       Controle INFORMAL pelos costumes, tradição e convenções, e o controle FORMAL, escrito, que são regulamentos, leis, constituição. O Direito é a regulamentação da vida social, do que “é permitido e do que é proibido pela sociedade”.  O Direito é fruto de um contrato social, entre os membros, ou imposto por um grupo mais forte.

Violência física:                                                O indivíduo que não aceitar o controle poderá ser reprimido, experimentará o castigo físico, prisão. Só a possibilidade do uso da violência, mesmo não praticada, é um mecanismo de controle social.. Ex: a forca na praça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com