TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Notas diversas sobre a prova OAB 1 fase

Por:   •  6/8/2018  •  Resenha  •  4.995 Palavras (20 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 20

OAB – NOTAS

ÉTICA

Votações

Conselho Federal – votação indireta, quem elege no conselho federal são os conselheiros federais eleitos em cada conselho seccional, cada estado tem 3 conselheiros.

Conselho Seccional – votação direta, o advogado vota no presidente da subseção e do conselho seccional, votação em chapas, e não em pessoas.

Só advogados podem compor os conselhos.

Só o advogado que está em dia com a anuidade da OAB pode votar e ser votado.

O exercício de atividade incompatível antes da inscrição gera o indeferimento, se já é advogado e passa a exercer atividade incompatível, terá 2 caminhos, se for definitiva o cancelamento da inscrição, se a atividade for temporária o licenciamento da inscrição.

O advogado não precisa de inscrição suplementar para atuar em Tribunais Superiores.

A procuração dada na fase de conhecimento vale também para a fase de cumprimento de sentença.

Na advocacia pro-bono o advogado é impedido de advogar por 3 anos para o mesmo cliente cobrando honorários. E nos juízos de conciliação em que funcionou como conciliador está impedido por 1 ano.

O advogado é responsável pelo processo no prazo de 10 dias na renúncia do mandado, constituindo novo advogado encerra-se o prazo de 10 dias. No caso da revogação do mandado o problema é do cliente em achar um novo advogado.

É possível o advogado empregado dividir os honorários de sucumbência com o empregador.

Se o substabelecimento for com reserva de poderes não pode cobrar o cliente, mas o advogado que substabeleceu, se for sem reserva de poderes pode cobrar o cliente.

Pode postular em juízo sem o advogado no caso do HC, JEC – até 20 s.m., de 20-40 é preciso do advogado para a instrução, JEF – até 60 s.m. e JT.

O prazo de suspensão do processo da advogada que deu a luz é de 30 dias e do advogado pai é de 08 dias.

Suspensão 30 dias a 12 meses. – Geralmente diz respeito a dinheiro, também ocorre no caso de retenção abusiva dos autos, o advogado que mostra-se despreparado, ÚNICA SITUAÇÃO EM QUE O EXAME DE ORDEM É NECESSÁRIO NOVAMENTE.

A multa para o advogado é acessória com outra pena, qual seja censura ou suspensão.

A OAB PODE INICIAR O PROCESSO DE OFÍCIO.

As penas em regra se aplicam após o trânsito em julgado, salvo a suspensão quando for algo excepcional que gere repercussão na classe, sendo assegurado ao advogado o contraditório e ampla defesa.

O recurso no TED tem efeito suspensivo, salvo no caso DE RECURSO SOBRE ELEIÇÃO, NO CASO DE SUSPENSÃO PREVENTIVA E QUANDO FOR CONTRA DECISÃO QUE DETERMINOU A EXCLUSÃO CUJO FUNDAMENTO FOI A FALSA PROVA DE INSCRIÇÃO.

O direito de cobrar os honorários é de 05 anos.

Processo adm e disciplinar contra advogado é de 05 anos a partir do conhecimento da infração. Temos 3 causas interruptivas, a instauração do processo disciplinar, a notificação e a decisão recorrível, não pode passar 05 anos. Se o processo ficar parado por 03 anos ocorre a prescrição intercorrente.

- “Legítima defesa” contra animal é estado de necessidade e não legitima defesa propriamente dita.

- Crimes apenados com detenção não são passíveis de interceptação telefônica.

- Se os pais adotantes morrerem antes que o filho adotado atinja a maioridade, o filho não volta para os pais biológicos.

- Direito do Trabalho – O preposto precisa somente conhecer dos fatos na audiência trabalhista, não sendo necessário que tenha vivenciado os fatos.

- Não ocorre deserção de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depósito do valor da condenação. Esse privilégio, todavia, não se aplica à empresa em liquidação extrajudicial. Ou seja apenas no caso de falência não será necessário o preparo, já no caso da Recuperação Judicial será necessário.

- Todas as contravenções penais são apuradas pela Justiça Comum Estadual, ainda que atinjam bens, serviços ou interesses da União. Isso porque o art. 109 , IV , da Constituição Federal exclui a competência da Justiça Federal para o julgamento das contravenções penais. Entretanto, há uma exceção: se o autor da contravenção tiver foro especial na Justiça Federal (ex. juiz federal) a competência para julgamento será da Justiça Federal. (Maciel, Silvio. Legislação Criminal Especial. Vol. 6, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo: 2009, pág. 53)

- A lei nº 7.960 de 1989 dispõe sobre prisão temporária. Esta espécie de prisão não pode ser decretada de ofício pelo juiz, pois a mesma somente ocorre no curso das investigações do inquérito policial. Prazos:

prazo para prisão temporária é de 5 dias nos casos de crime comum, sendo prorrogáveis pelo mesmo período, comprovada extrema necessidade, já nos casos de crimes hediondos, o prazo para este tipo de prisão cautelar é de 30 dias sendo prorrogáveis por igual período, comprovada extrema necessidade.

- Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial. NÃO TEM PRAZO, ENQUANTO PERDURAREM OS MOTIVOS ENSEJADORES PERMANECE A PRISÃO PREVENTIVA.

DIREITO EMPRESARIAL: Relativamente incapaz é assistido (R.I.A.)

O absolutamente incapaz por sua vez é representado

- Continuação da atividade empresarial por parte do incapaz:

- O incapaz não pode exercer a administração

- O capital social deve estar integralizado

- Relativamente incapaz ➔ assistido

- Absolutamente incapaz ➔ representado

- Os bens do incapaz ficam sujeitos ao resultado da empresa, salvo aqueles que já possuía ao tempo da interdição.

Não há sócio na EIRELI, apenas a titularidade. Eirele pode ser por firma ou por denominação.


Art. 977. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (365.3 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com