TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ondas renovatórias de acesso a justiça

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

As três ondas de acesso à justiça surgiram, basicamente, em decorrencia do interesse em torno do acesso efetivo à Justiça, e nada mais são do que posicionamentos acerca do tema.

A expressao acesso à justiça foi definida por Antônio Hermam V. Benjamin de três formas:

I) em sentido restrito, diz respeito ao “acesso à tutela jurisdicional” de direitos - acesso a um juiz natural para a composição de litígios;

II) em sentido mais amplo, embora insuficiente, refere-se ao “acesso à tutela”, jurisdicional ou não, de direitos – acesso a mecanismos de solução de conflitos, judiciais ou extrajudiciais;

III) em acepção integral, significa “acesso ao Direito” – acesso à ordem jurídica justa, conhecida e implementável

Para Mauro Cappelletti e Bryant Garth a expressão "acesso à justiça" serve para determinar duas finalidades básicas do sistema jurídico. a primeira diz respeito ao sistema pelo qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e/ou resolver seus litígios sob os auspicios do Estado que, primeiro deve ser realmente acessível a todos. a segunda diz que o sistema deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos.

verifica-se, contutdo, obstáculos que ainda tornam a justiça de dificil acesso, especialmente com relação aos interesses difusos. assim, além da assitencia judiciária gratuita que já existe em nosso país, é preciso que haja um grande número de conceituados advogados ainda que exceda a oferta, a disponibilidade destes profissionais para auxílio àqueles que não podem pagar por seus serviços, grandes dotações orçamentárias (problema básico dos esquemas de assistência judiciária) e atenção especial às pequenas causas.

ante esses aspectos citados e tantos outros, surgiram as três ondas renovatórias de acesso à justiça, que são três posições básicas acerca do tema ditadas por Mauro Cappelletti e Bryant Garth.

A primeira onda diz respeito à assistência judiciária aos pobres e está relacionada ao obstáculo econômico do acesso à justiça. A segunda onda refere-se à representação dos interesses difusos em juízo e visa contornar o obstáculo organizacional do acesso à justiça. A terceira onda, denominada de “o enfoque do acesso à justiça”, detém a concepção mais ampla de acesso à justiça e tem como escopo instituir técnicas processuais adequadas e melhor preparar estudantes e aplicadores do direito.

I: Assistência Judiciária aos pobres

A primeira onda de acesso à justiça destaca a prestação da assistência jurídica aos pobres. nos dias de hoje, a falta de representação de um advogado, que possa postular e decifrar leis cada vez mais complexas, se mostra indispensável para ajuizar uma ação. alem disso, o elevado valor das custas processuais também é um importante fator de afastamento do mais necessitados do acesso à justiça.

instaurado na Áustria, Inglaterra, Holanda, França e Alemanha Ocidental, o "sistema judicare" é considerado pelos autores como a maior realizacao das reformas na assistencia judiciaria.

O "sistema judicare" consiste na contratação pelo Estado de advogados particulares para prestar assistência jurídica aos pobres. O principal objetivo desse sistema garantir que o litigante pobre possua a mesma qualidade jurídica daquele que poderia pagar um advogado particular.

todavia, embora admirável, tal sistema possui pontos que merecem ser alvos de certas criticas, como é o caso em que nele é o pobre que deve reconhecer as causas e procurar auxílio; não encoraja, nem permite que o profissional individual auxilie os pobres a compreender seus direitos e indentificar as áreas em que se podem valer de tutelas jurídicas.

outra crítica importante, corresponde ao fato de que o sistema se volta para a defesa unicamente individual do assistido, estando excluídas as pretensões coletivas de conquistas de direitos.

Outro modelo identificado por Cappelletti,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com