TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Modalidades de Estudo Fundamentais

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Antônio Joaquim Severino mostra nesse capitulo as principais modalidades de estudo fundamentais para um bom aproveitamento do curso e da vida universitária ate sua formação, ele trata de questões relacionadas à organização geral da vida de um estudante, destacando quais devam ser os hábitos eficazes de leitura, escrita e debate, imprescindíveis para este período.

Logo no inicio do capitulo, o autor menciona que é indispensável que o aluno, a partir da sua ingressão no curso superior, tome consciência que o processo de aprendizagem depende essencialmente dele mesmo, embora todo o processo pedagógico- didático continue, uma nova postura de estudos será cobrada, exigindo-o uma auto atividade didática critica e rigorosa.

A importância dos instrumentos de trabalho também é destacada no texto, para um melhor desenvolvimento acadêmico, o autor evidencia que além das aulas didáticas e o estudo individual do aluno, é indispensável que este utilize de outros instrumentos, como a criação de uma biblioteca pessoal, a qual deve englobar dicionários, textos acadêmicos e introdutórios para o estudo de uma área específica, ou seja, deve ser especializada e qualificada. A função dessa parte é complementar a exposição em sala de aula, e deve ser explorada pelo estudante nos momentos certos.

Como já dito antes, o estudo extraclasse é indispensável para uma boa formação acadêmica, é muito comum alunos exercerem atividades profissionais junto ao curso superior, deixando seus horários bem reduzidos. Diante disso, é necessária uma organização sistemática do pouco tempo disponível para o estudo individual. Não existe uma regra para essa organização de horários, tudo depende das características pessoais de cada um, mas é essencial aproveitar esse tempo curto da melhor forma possível.

Apesar de não ter uma regra especifica em relação a organização de horários, é importante que o estudando determine um horário para o estudo em casa, que possa sem cumprido em todos ou na maioria dos dias, uma vez estabelecido esses horários é necessário que eles sejam cumpridos rigorosamente, mantendo um ritmo. Desta forma, sua rotina de estudos se torna muito mais eficiente e ate mesmo agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com