TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Metodologia Cientifica

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

No livro Segundo, traz " A família como pano de fundo. Quais semelhanças e diferenças com as famílias de atuais?

R- De acordo com a civilização greco-romana a família das épocas remotas era patriarcal. Sustentava a teoria de que um núcleo familiar a autoridade suprema deveria pertencer ao ascendente verão mais velho, e que o casamento era realizado apenas ente homem e mulher." A religião fez com que a família formasse um corpo nesta e na outra vida. A família antiga é assim associação religiosa, mais que associação natural" sendo assim não encontrado o afeto natural, via a mulher u instrumento apenas para casamentos para passando, passando para seus filhos a suas crenças e aprendizados era também doravante submissa aos seus maridos. Tinha como objetivo a reprodução, acionando a anulação do casamento apenas em casos de esterilidade feminina. Em contra partida, na contemporaneidade, o conceito de família não é mais o mesmo. Hoje testemunhamos núcleos familiares em que a mulher é o ser que provém o sustento da casa, assim como também existem filhos de pais solos e famílias compostas por casais do mesmo sexo. Por outro lado, assim como as famílias de épocas remotas, a família atual em casos especiais também opta pela adoção, e mesmo com alguns princípios em discrepância ainda há resquícios e eficácia do direito de propriedade e o direito ao divórcio, tendo como semelhança a religião em si.

Como a sociedade romana via o direito à propriedade o direito de sucessão?

R- O direito de propriedade era um direito absolutamente religioso, onde os deuses delimitavam o seu território. Os supracitados concediam o direito à família de morar na propriedade. Era um acordo entre os deuses que pertencia a uma certa porção de terra, os vivos que cultuavam aqueles deuses, que consequentemente ganham o direito de viver naquelas terras. O sacerdote (pai de família) não podia vender aquela propriedade, era inalienável, nem mesmo em caso de dividas civis, pois permanecia sendo direito da família. Como ponderado, não foram as leis que asseguram o preceito do direito de propriedade, foi a religião, noutro giro, o direito de sucessão sustentava a tradição que apenas a primogenitura da linha masculina da família tinha direito a herança. Este filho primogênito, herdada o patrimônio e perpetuava a realização dos cultos domésticos aos antepassados." regra para o direito de sucessão era a mesma que para a transmissão do culto doméstico, razão por que só herdava o filho e não a filha, o herdeiro colateral devia casar-se com a filha do defunto".

Analise os argumentos do autor quando disse que a religião e o principal elemento na formação da família.

R- A religião foi o principal constitutivo da família antiga, a família forma era como associação religiosa, um corpo único, tendo como principal preceito de vínculo a religião doméstica. A religião era restrita apenas para membros de uma mesma família, inacessível para outrem. Bem como, o intuito do casamento é apenas a perpetuação da família. O pai consagrado o ditador local, ensinava para o filho mais velho como ser um sacerdote, para assumir seu posto quando morresse. para Coulanges, as condutas da família estavam interligadas as práticas religiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com