TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens da Análise de Compatibilidade Patrimonial

Por:   •  3/1/2024  •  Artigo  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

As Vantagens da Análise de Compatibilidade Patrimonial

Por Paulo Barreto e Alexia Barros *

A integridade dos funcionários é de suma importância para o bom funcionamento de qualquer empresa. No entanto, infelizmente, casos de funcionários desonestos em busca de vantagens indevidas através de fornecedores e parceiros comerciais têm comprometido a ética e a reputação de organizações ao redor do mundo, conforme demonstrou estudo divulgado pela Aliant em 2021.

Veja o Estudo Completo em: https://conteudos.aliant.com.br/aliant-e-book-estatisticas-do-canal-de-denuncias-2021

Essas práticas, que vão desde a aceitação de propinas, suborno, conflito de interesses, indo até lavagem de dinheiro e desvio de recursos, podem resultar em processos judiciais, sanções legais e prejuízos financeiros inestimáveis.

Num cenário de crise, arrochos financeiros e cautela nos investimentos, é de suma importância que áreas estratégicas da empresa, como setores que lidam com fornecedores, setores financeiros e setores jurídicos tenham suas rotinas administrativas auditadas, inclusive para identificar se todos os processos são seguros e rastreáveis.

Essa realidade também impõe que as pessoas nestes setores sejam submetidas a um background check patrimonial, para que seja analisado o padrão de vida e que seja comparado o patrimônio deste funcionário com seus rendimentos conhecidos. O objetivo é verificar se há discrepâncias significativas que possam indicar aquisição de bens ou recursos de forma ilícita ou não declarada.

Vale ressaltar que, na Aliant, onde temos um compromisso inabalável com a ética na prestação de serviços, realizamos o Background Check Patrimonial por meio de pesquisas em fontes abertas, ou seja, utilizando dados de acesso público. Por isso, não há com o que se preocupar!

É através da utilização de informações disponíveis publicamente, declarações de imposto de renda disponíveis em processos judiciais, aliada a informações fornecidas pelo próprio funcionário, que se inicia o processo de análise de compatibilidade patrimonial.

Dentre as vantagens de se analisar o patrimônio do funcionário de maneira preditiva:

• possibilita a identificação de funcionários que possam estar envolvidos em práticas ilícitas, contribuindo assim para a prevenção de fraudes e outros comportamentos criminosos;

• promove uma cultura de conformidade e ética, reforçando a importância da integridade no ambiente de trabalho;

• possibilita a identificação precoce de comportamentos inadequados;

• permite a adoção de medidas corretivas e preventivas, mitigando riscos;

A identificação prematura de possíveis irregularidades financeiras e incompatibilidades entre o patrimônio dos funcionários e seus rendimentos conhecidos é uma forte possibilidade de mitigar as ameaças representadas por comportamentos inadequados, como aceitação de propinas, suborno, conflito de interesses e desvio de recursos. Permite-se, inclusive, as empresas podem proteger seu patrimônio e evitar prejuízos financeiros significativos.

Ao deixar claro para todos os colaboradores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com