TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As guerras, onde estavam os direito humanos

Por:   •  25/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

ENTREVISTA Sebastião Rosário da Silva, professor de História a 33 anos, hoje com 59 anos e aposentado. Gustavo Elias Rodrigues Silva

AS GUERRAS ONDE ESTAVAM OS DIREITOS HUMANOS?

Discorra sobre seu conhecimento sobra a Segunda Guerra Mundial? Qualquer análise a ser feira sobre a Segunda Guerra Mundial jamais poderá ser feita de forma restrita, como se esse acontecimento tivesse único. Trata-se de algo nem mais complexo do aquilo que se pode imaginar num primeiro momento. A Segunda Guerra Mundial está inserida nos graves acontecimentos mundiais, conflitos essas que tiveram causa e consequências variadas.

        Poderíamos dizer que a Segunda Guerra efetivamente teve início em 1399?

Se observamos com mais clareza vamos chegar ao entendimento que a Segunda Guerra inicia logo assim que termina a primeira ou para ser mais preciso, ela é uma continuidade da primeira. O período compreendido entre 1918 quando termina a primeira e 1939 quando se inicia a segunda e que historicamente é denominado de “entre-guerras” é, na realidade, apenas um momento de reflexão, de tomada de novos posicionamentos pelo países beligerantes que tinham a clareza que nada tinha ainda terminado e que, portanto, era preciso estarem preparados para o próximo round que seria, com certeza, mais drástico que o primeiro. Será que alguém duvidaria da possibilidade de um visível revanche da Alemanha que fora tremendamente humilhada pelos termos  do Tratado de  Versalhes de 1920? Esse trato imposto aos alemães provocou num curto espaço de tempo uma forte reação das forças politicas. Os alemães não engoliriam seus termos considerados injustos, vingativos e humilhantes.

Entre suas principais causas encontramos motivos de ordem política, econômica, social, religião, onde se destacam questões de disputas territoriais e riquezas naturais, domínio político através do movimento expansionista liderados pela Alemanha, Itália e Japão.

        Essa guerra envolveu diretamente mais de 58 países de várias regiões do mundo onde os principais combates foram travados na Europa, norte da África e Extremo Oriente.

Seu início, historicamente, é marcado pela invasão da Polônia pelos Alemães em 1939, fazendo com que a Inglaterra e a França saíssem em defesa da Polônia, declarando guerra a Alemanha. Em 1941 após ter sido invadida pelos Alemães, a União Soviética também aderiu a guerra. Nesse mesmo ano os Estados Unidos também entraram no conflito após terem base naval- Pearl Harbor – atacada pelos japoneses no pacifico. Foram dois acontecimentos que alteraram profundamente os rumos da guerra.

Dois blocos beligerantes se formaram: Países do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão e o outro bloco opositor denominado de Países Aliados formado por França, Inglaterra e União Soviética. Os Estados Unidos lutaram a favor dos aliados. Foi o inicio do chamado período expansionista que provocaram milhares de baixas ocorreram em vários países.        

        O fim da guerra deu-se no dia 08 de maio de 1945 quando se deu a rendição da Alemanha. Esse dia é considerado o dia da Vitoria.         

        Há relatos de que essa guerra teria provocado diretamente a morte de mais de 30 milhões de pessoas sem contar aqueles que vieram a falecer posteriormente e que não entraram nessa estética.

        Dois acontecimentos sumamente importantes não podem deixar de ser mencionados.

        O primeiro trata-se dos campos de extermínio também chamados de campos de concentração, construídos pelos nazistas alemães.  Foram mais de 8 milhões de pessoas exterminadas envolvendo principalmente os judeus, raça odiada por Adolf Hitler e seus aliados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com