TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Psicológicos das Relações Humanas Discriminações e Violências

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

Aspectos Psicológicos das Relações Humanas: Violência, Discriminações e Exclusão Social

Estudos sobre a Violência

Agressividade

“O ser humano é agressivo”. (Ana Bock – Psicologias)

Com base em um paradigma da psicanálise, e de outras vertentes de pensamento, temos que a agressividade é constitutiva do ser humano. A agressividade é parte da composição do ID, nossos instintos e pulsões, muitas vezes o que nos impulsiona a vida e aos nossos objetivos. E por outras vezes é aquilo que nos leva a desejar o estado inorgânico, de letargia. Pode se relacionar com o que Freud denominou de pulsão de vida: a nossa capacidade de enfrentar desafios, de nos defender, de mudanças: destruição para construção: desconstrução. Mas também pode se relacionar a pulsão de morte: estados depressivos e de auto-agressão ou mesmo tal pulsão a pode ser colocado para fora como forma de violência.

A Agressividade pode-se subdividir-se em:

  • Heteroagressão: impulso que se volta para fora do próprio corpo do indivíduo. (caso seja intecional e direcionada a outro indivíduo considera-se como violência)
  • Autoagressão: impulso que se volta para dentro do próprio corpo do indivíduo. Ex: depressão, anorexia, angustias em geral.

A frase acima (o seu humano é agressivo) pode nos causar estranheza pois muitas vezes confundimos agressividade com o reflexo desta no comportamento, geralmente violento.

Normas Sociais e Agressividade

A cultura e a vida social são reguladores da agressividade humana. Freud demonstrou isso em seus estudos quando mostra a internalização das normas sociais no contato dos instintos primários com a lei paterna, presente no complexo de édipo e na instância do superego.

A contenção da agressividade é um dos pressupostos da vida social.

A Violência

A violência é um dos aspectos da agressividade, o seu aspecto negativo e popularmente reconhecido.

Podemos definir a violência como o uso da agressividade para fins destrutivos, injustificados e improdutivos.

Conceito de Violência

“Situação em que o indivíduo foi submetido a uma coerção e a um desprazer absolutamente desnecessário ao crescimento, desenvolvimento e manutenção do seu bem-estar físico, psíquico e social.” Jurandir Freire Costa – Violência e Psicanálise.

Características da Violência

  • Racionalidade : “uso desejado (intencionalidade) da agressividade para fins destrutivos”
  • Baseia-se em uma relação assimétrica
  • Prejuízo para a vítima: físico, psíquico, social
  • Prejuízo para o autor: sintoma de algo grave em seus laços sociais.

Violência como um fenômeno multideterminado

O impulso destrutivo (a agressividade humana) é uma dos componentes da violência, entretanto, como podemos ver a agressividade e violência são conceitos diferentes.

O fato de as normas e suas internalizações sociais não estarem contendo a transformação da agressividade humana em violência, e fazendo com que o impulso destrutivo (pulsão de morte) seja colocado para fora face aos demais indivíduos tem razões históricas, sociais, econômicos, culturais...

Alguns aspectos da violência:

Violência Urbana

A cidade exarceba o individualismo, e apesar de manter um número nunca antes imaginado de pessoas em um mesmo espaço faz com que elas permaneçam distantes, por conta do movimento, da rua como passagem, dos recortes urbanos que nos trazem a indiferença e a indiferença é um dos fatores que determinam a violência.

Deteriorização de Valores Éticos da Vida Coletiva

A modernidade traz consigo o que Bauman chama de liquidez e mostra que cada vez nossas relações estão pautadas na superficialidade e no desatamento de laços sociais.

Valores como solidariedade, dignidade, justiça social estão perdendo espaço para os valores ditados pelo mercado.

Mídia e Consumo

Na atualidade, chegamos a um impasse que se mostra um barril de pólvoras para a violência. As pessoas são constantemente incitadas e seduzidas a ter. Não é exagero dizer que para atingirmos um espaço social é necessário atirmos um espaço financeiro. A propaganda é maciça, além dos padrões exigidos de conduta em novelas. Tal instigação é dirigida a todos, inclusive àqueles que não tem a menor condição de seguir estes padrões. 

Desigualdade Social

O agravante desta situação é a grande desigualdade social brasileira que faz com pessoas relegadas à pobreza e ao insucesso capitalístico convivam lado a lado com outras pessoas que esbanjam fortunas.

Criminalização da Pobreza

Em virtude dos tópicos acima, e de outras questões como a penitenciária, criou-se o mito da associação da criminalidade e da pobreza. Isso gera ainda outras situações de violência, desta vez contra essa classe social marginalizada. Ex: caveirão, violência nos morros, nos presídios, policial. São Paulo e Maranhão, Índia e EUA.  

Expressões da Violência

A violência não se expressa exclusivamente na criminalidade, inclusive porque o crime não é um dado natural. Existem diversas formas de expressão da violência:

Naturalização (não abala mais a fome, o sofrimento das crianças na África, mortalidade infantil e juvenil, etc), indiferença (Hanna Arent), discriminações, legitimação (redução da maioridade penal, pena de morte) a negligência (como exemplo podemos pensar a família que abandona e não dá os cuidados necessários aos filhos.

O Adolescente e o Contexto da Violência

Adolescentes são muito atingidos pelos ítens apresentados. Como exemplo temos a Redução da Maioridade Penal.

Infância, Juventude e Violência

A juventude é uma parte da sociedade que é muito acometida pela violência desde a prática de atos de agressividade até o sofrer destes atos, praticados por parte da sociedade e do Estado.

O Estado vem desde muito tempo buscando maneiras de lidar com a violência na juventude e, desde a vigência dos chamados Códigos de Menores, os adolescentes são separados dos adultos no momento da aplicação da legislação penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com