TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da industrialização no Brasil

Por:   •  11/4/2016  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos da industrialização no Brasil

A industrialização no Brasil se desenvolveu a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, e trouxe consigo seus efeitos positivos e negativos, sabemos da importância dessa chegada para a melhoria em vários aspectos da nossa economia.

A geração de empregos se encaixam nos pontos positivos, pessoas que são qualificadas atuando na sua área, ou até mesmo aquelas que nunca tiveram oportunidades de empregos começaram a trabalhar.

Com a chegada das máquinas as empresas começaram a produzir mais, assim suprindo as necessidades da sociedade. Destaca-se também a diminuição da força de trabalho, porém se torna se necessário a presença de um operário para manusear as máquinas.

O Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas, e o preço dos produtos industrializados passou a ser mais atraente, pois quando eram importados chegavam aos brasileiros com preços muito elevados. Quando as industrias chegam a uma determinada região a tendência é receber mais imigrantes acelerando a sua urbanização.

A industrialização tem seus dois lados, não podemos ser alienados com pensamento que a industrias tem só seus pontos positivos, pois hoje tudo que necessitamos para a nossa sobrevivência é preciso que seja produzido, e esse fenômeno tem uma ligação muito forte com a economia, pois toda mercadoria que é produzida tem que ter seu valor de uso se não houver não se torna mercadoria. E essa troca de mercadorias faz a relação social do trabalho.

Durante todo o processo é criado a divisão de trabalho dentro da sociedade, e essa divisão afeta de forma direta as relações sociais, a moral, os costumes, a religião, a organização familiar, o lazer... Afeta de todo modo uma vida e de trabalho da sociedade.

No decorrer desse progresso surge a necessidade de uma sociedade mais desenvolvida, pois quando mais desenvolvida, maior sua força de trabalho. Tanto na produção das mercadorias em caráter social, como na produção de caráter individual.

Nesse ramo da industrialização o elemento essencial para a divisão do trabalho é a cooperação, se não houver um vínculo entre todos trabalhadores as mercadorias deixam de ter qualidades acontecer a venda das mesmas.

Finalizando, podemos destacar que o desenvolvimento industrial modifica a própria organização da vida na sociedade: universaliza a concorrência, cria e consolida o mercado mundial, desenvolve os meios de comunicação, multiplica e diversifica os ramos industriais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com