TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos negativos e positivos da Copa no Brasil

Artigo: Aspectos negativos e positivos da Copa no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 18

2 DESENVOLVIMENTO

Falta 3 meses para o grande acontecimento do futebol no Brasil que será a Copa no país do futebol, tempo suficiente para finalizar a organização que está a todo vapor em todo o país. A copa no Brasil terá aspectos negativos e positivos, aliás, como tudo nessa vida, e não seria diferente nesse caso.

Entre os aspectos mais citados como negativos, podemos citar os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. Apesar de que recuperação de estradas é um fator positivo, já que as estradas brasileiras há tempos estão precisando de melhorias e investimentos para a sua recuperação. A grande preocupação é justamente o custo que já é alto normalmente, e como não são bem administrados, principalmente em obras desse porte e devido à necessidade eminente da conclusão ocorrem os gastos excessivos devido à corrupção e administração inadequada.

Já o gasto na recuperação dos estádios pode até ser recompensado com a entrada de capitais de investimentos externos e de turistas, porém pode também depois da realização da copa não ter utilização e se tornarem “elefantes-brancos” o que torna a recuperação dos estádios, aparentemente, um bom negócio num aspecto negativo.

Conforme já mencionado acima, o aspecto negativo mais temido é sem sombra de dúvidas, o mau uso dos recursos financeiros. Ou seja, o dinheiro é nosso, mas não teremos qualquer possibilidade de saber previamente como esses recursos serão utilizados.

E por último, vale ressaltar a vergonha que será para todos os brasileiros, principalmente para os envolvidos com a organização, os governantes, caso a copa venha ser um fracasso, afinal o Brasil é o país do futebol, é a única nação a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo.

Com relação aos aspectos positivos são os melhores possíveis, segundo os otimistas de plantão. Os argumentos a favor dos gastos públicos com a Copa do Mundo no Brasil dizem que o certame trará empregos, aumentará o fluxo turístico, promoverá a revitalização de áreas urbanas e garantirá investimentos de peso no país.

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil será a vigésima edição do evento. A competição será disputada entre 12 de junho a 13 de julho. E o que se espera é uma melhoria na infraestrutura do País, um marco no desenvolvimento e modernidade nos aeroportos, rodovias, hospitais e hotéis.

Outro ponto favorável são os incentivos fiscais. O Governo Federal informou que fará uma concessão de incentivos fiscais para a construção e remodelação de estádios para a Copa de 2014. O Brasil passará a ter 12 estádios modernos, equiparáveis aos melhores do mundo, com mais comodidade e segurança para os torcedores. Depois da copa, os estádios poderão atrair eventos como shows internacionais, a estados como Mato Grosso, geralmente fora desse circuito.

Em nota, o Ministério da Fazenda disse que a concessão será de isenção fiscal para os estádios da Copa do Mundo, que não terão de pagar Imposto sobre Produto Industrializados (IPI), Imposto de Importação (II) ou contribuições sociais (PIS/COFINS).

Além disso, as doze cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo devem ser capazes de conceder a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre todas as operações envolvendo mercadorias e outros bens para a construção ou remodelação dos estádios. "Condicionais sobre a concessão cumulativa dos benefícios envolvendo Imposto de Importação, IPI e PIS/COFINS, a isenção de ICMS sobre as importações só serão aplicáveis se a mercadoria não tiver um produto similar de produção nacional", informou em nota, acrescentando que esta decisão deve ser viabilizada através de uma Lei ou Medida Provisória.

Em setembro passado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu uma linha de crédito de R$ 4,8 bilhões para os estádios da Copa do Mundo. Cada cidade anfitriã será capaz de financiar até R$ 400 milhões, ou 75% do projeto, com recursos do Banco.

O aquecimento da economia com a vinda dos turistas é outro aspecto positivo pelo menos 600 mil estrangeiros devem visitar o país, número que pode ser ainda maior considerando as facilidades que nossos vizinhos sul-americanos têm para entrar aqui. Além disso, o fluxo de turismo nacional deve mover mais de 3 milhões de brasileiros. Quanto mais turistas, mais dinheiro entra para os cofres públicos na forma de impostos. O aquecimento da economia deverá impactar nosso Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. No ano da Copa, o evento deve gerar cerca de 2% das receitas nacionais.

Ainda temos um fator altamente positivo que será a geração de empregos, a previsão é que mais de 700 mil postos de trabalho sejam gerados, cerca de 330 mil empregos permanentes. Já há programas de capacitação de profissionais para atuar em várias áreas, da construção civil à hotelaria.

Trata-se de uma questão de competência: se bem aproveitada, essa oportunidade trará inúmeros benefícios para o Brasil; mas se nossos políticos ficarem preocupados com as verbas envolvidas e se esquecerem da Copa, ela será um fracasso e perderemos dinheiro e imagem. Aí que entra nosso papel de fiscalizar e cobrar os políticos por ações que beneficiem o país como um todo.

Com relação às oportunidades mostradas no estudo de caso, podemos mencionar primeiramente o grande espírito empreendedor de Gilberto, que é uma pessoa de grande visão e conhecimento. E soube tirar proveito disso, aliado a experiência e conhecimento dos pais. Soube aplicar corretamente os conceitos e se tornar um empresário de sucesso em curto espaço de tempo.

E por ser uma pessoa bem relacionada, possibilitou a Gilberto a realização de trabalhos e fechamento de contratos: o que impulsionou seu empreendimento.

Uma oportunidade que Gil teve nas mãos foi a de expandir os negócios para outras regiões.

Considerando o aumento das frotas como objetivo principal e os serviços disponibilizados, como passeios turísticos além dos traslados, Gilberto pretende atender aos turistas nacionais e estrangeiros, investidores, executivos e seus familiares.

Para iniciar com este novo ramo na empresa ZZZ deve entrar em contato com as empresas estrangeiras e iniciar os trabalhos, tendo em vista que quando se iniciar o evento Copa do Mundo 2014, empresa já esteja madura e com mais capital para investimento. Para que nenhum contratempo atrapalhe o sucesso desejado, assim, mantendo negócios com estas empresas, mesmo que menos rentável e menos procurado, quando chegar à época de pico, o negócio seja lucrativo e Gilberto feliz com a aposta neste novo negócio. O empresário pode iniciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com