TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Psicologia

Por:   •  21/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

PROFESSORA EDLA

EDUARDO BASTOS

MARÍLIA SOUZA

MARIANE NEUHAUS

ROBERTA

Matutino

ATIVIDADE ESTRUTURADA AULA 02

CASO CONCRETO - HOMICÍDIO

SÃO JOSÉ - SC

O desenvolvimento adequado da personalidade de um indivíduo está associado aos estágios de desenvolvimento psicossocial. Com base nesse princípio analisaremos um caso concreto em que houve falha em uma ou mais etapas de desenvolvimento de determinado indivíduo.

M.S está sendo julgado em decorrência de ter cometido múltiplos assassinatos. O primeiro deles foi contra sua própria mãe e os que se seguiram teve em comum o fato de as vítimas serem todas de fisionomia parecida à de sua genitora.

Parecer emitido por profissional da psicologia apresenta estudo que demonstra que a origem de tal comportamento assassino remete-se à infância-adolescência do indivíduo. Período este em que vivia sozinho com sua mãe. Prostituta, trazia muitos homens para a casa. O filho sempre estivera presente nestas situações. Não obstante, a mãe vestia-se sempre de maneira provocante. Na medida em que crescia M.S percebia-se confuso, pois desejava sua própria mãe e ao mesmo tempo se culpava por tais desejos, enquanto a observava com outros homens.

O tipo de comportamento apresentado pode ter surgido na etapa de Iniciativa x Culpa. No artigo de José Almeida sobre a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson, ele faz referência à iniciativa que surge para atingir metas que, muitas vezes, tornam-se fixação. Na Teoria de Freud a principal fixação ocorre neste período. É o Complexo de Édipo, caracterizado pela fixação genital pelo progenitor do sexo oposto. Assim, meninos nutrem verdadeira paixão por suas mães enquanto as meninas identificam-se mais com seus pais. Rabello (2007) esclarece que, para Erikson, assim como para Freud, as metas elaboradas são impossíveis. Então toda a energia despendida em busca de algo socialmente inalcançável é revertida para outras atividades.

Na etapa de identidade X confusão de identidade o adolescente pode ter vivido uma confusão para conseguir responder sobre sua própria identidade e assim ter sido facilmente influenciado por opiniões alheias. Rabello (2007) diz que, na Teoria Eriksoniana, quanto mais bem vividas as crises anteriores, ou seja, quando a Confiança Básica, a Autonomia, a Iniciativa e a Dilligência têm desfechos positivos, mais fácil se torna a superação da Crise de Identidade


Fonte:
A Teoria Do Desenvolvimento Psicossocial De Erik Erikson publicado 15/08/2008 por José Robério de Sousa Almeida em http://www.webartigos.com

RABELLO, E.T. e PASSOS, J.S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com