TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Introdução ao Estudo do Direito

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade  de Tecnologia de Teresina

Curso – Bacharelado em Direito     Turma  - D13

Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito

Aluno: Rita Alves Brito

Professora: Geloesse Gomes Correia

Questionário – Atividade 1

  1. Que significa dizer que o homem é um “ser social e político”?

R - O homem é um "ser social", por está sempre em convivência com os outros, comunicar-se com eles e dividirem as próprias experiências e desejos, "político" por viver mediante as normas impostas entre os grupos sociais.

  1. Como Platão, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino explicam o impulso associativo do ser humano?

R - Platão explica que o ser humano é fundamentalmente alma, que cada alma se realiza sem precisar do outro, já para Aristóteles e Santo Tomas de Aquino o homem é dotado fundamentalmente de corpo e alma e que por isso é socialmente um ser "político". O homem necessita viver em comunidade . Santo Tomas de Aquino identifica que o homem que vive fora da sociedade é uma exceção ( por algum fato infeliz, alienação mental ou em virtude de grande espiritualidade).  

  1. Qual é o ponto comum entre os contratualistas quanto à interpretação da sociabilidade humana?

R - O Contratualismo trata de um acordo estabelecido entre os diferentes membros da sociedade que firmam o objetivo de garantir vantagens que são garantidas por meio da ordem social.

  1. Por que, segundo Thomas Hobbes, o “homem era o lobo do próprio homem”?

R - Para Hobbes, o homem era naturalmente mau, sendo que em seu estado de natureza o ser humano estaria sempre disposto a vitimar o outro em nome de suas vontades.

  1. Qual foi a solução, conforme Hobbes para dar um fim à brutalidade da vida social primitiva?

R - firmar em contrato transferindo o seu o poder a terceiros o poder de cuidar ou governar e ao Estado para que esse governasse para todos, imprimindo ordem e segurança à vida social.

  1. Qual é a função da “vontade geral” e do contrato social, segundo Rousseau?

R - Garantir direitos e liberdade individual, baseado no consenso, transferindo ao Estado a função de governar para todos.

  1. Por que a sociedade é produto da conjugação de um impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana?

R -O Homem é um ser social por natureza, nenhum ser humano é auto suficiente, por isso a sociedade se formou pela união de interesses em se alcançar objetivos que excediam as capacidades individuais.

  1. Qual é o conceito e as características de “sociedade”?

R - Sociedade é o conjunto de seres que convivem de forma organizada, com múltiplos indivíduos para fazer algo em comum e interagem entre si e orientam-se para o provável comportamento.

  1. Dê o significado de “cooperação”, “competição” e “conflito”, como formas de interação social.

R-  A Cooperação é a forma de interação social em que as pessoas trabalham juntas para o mesmo fim; Na competição a forma de interesse implica lutas por objetivos escassos; e o Conflito é o processo social porque provoca mudanças na sociedades, é pessoal e sempre consciente.

  1. Como opera o direito na sua função de instrumento de controle social?

R - A função principal do direito é regrar a conduta social, visando a ordem e bem comum, disciplinando principalmente as relações de conflito.

  1. Demonstre a mutua dependência entre sociedade e direito.

R - A sociedade precisa do direito para regular suas relações, já o direito não teria razão de existir se não houvesse a sociedade. Ela impulsiona a evolução do direito.

  1. Como o silogismo da sociabilidade exprime os elos que vinculam “homem”, “sociedade” e “direito”?

R - Não pode haver sociedade sem direito, primeiramente o  homem vive em sociedade e tem necessidade do direitos, não há direito sem sociedade, ele existe na sociedade e em função da sociedade.

  1. Do exame da dimensão sociológica do direito, por que podemos defini-lo como sendo “a ordenação das relações de convivência”?

R - Na sociedade há uma necessidade de uma vivência ordenada e regrada, isso é uma condição de subsistência da mesma, para isso, o direito corresponde a essa exigência, ordenando as relações sociais, através de regras de comportamento.

  1. No filme ”Náufrago” (2000), o protagonista Chuck Noland, interpretado pelo ator Tom Hanks, passa quatro anos isolado numa ilha oceânica, após um acidente aéreo, quando estava a serviço da empresa FedEx.

Neste período de isolamento forçado, o personagem ameniza os efeitos da solidão adotando “Wilson” como companheiro, uma bola de vôlei que restara do desastre, e estabelece uma espécie de amizade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com