TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps relaçãoes sindicais

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Constituição Federal e os direito sociais.

Os direitos fundamentais foram se desenvolvendo através dos tempos e foram classificados em gerações que demonstram a existência de um processo desses direitos. Os direitos a liberdade conhecidos como direitos de 1ª geração são os direitos civis e políticos do homem, que se opunham ao direito estatal.

Com a evolução industrial as pessoas passaram a morar em cidades e começaram a enfrentar o desenvolvimento da tecnologia. Participando de novos espaços, começando a criar fabricas e partidos políticos desenvolvendo se os direitos econômicos, culturais e sociais, assim como os direitos coletivos.

Tudo isso evoluiu de uma forma muito rápida na constituição federal. A indicação genérica dos direitos sociais, os direitos individuais dos trabalhadores urbanos, rurais e domésticos e os e os direitos coletivos e foram espalhados por toda constituição federal para beneficiar os trabalhadores.

O direito ao trabalho é garantido pela Constituição Federal em seu 6° artigo no rol dos direitos sociais, do artigo 7° ao 11° estão previstos os principais direitos para os trabalhadores que atuam sob a lei brasileira assim como a Consolidação das Leis de Trabalho, no entanto não existe um instrumento formal que garanta trabalho aos brasileiros, o que existem são leis que visam assistir e amparar o trabalhador visando uma humanização do trabalho e que ele não trabalhe de forma insalubre ou prejudicial, tendo subsídios suficientes para uma vida saudável e digna.  O Estado também busca fazer sua parte com serviços de cadastramento, qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho. Mas mesmo assim o número de desempregados ainda é muito alto, ou seja, ainda não tem uma solução para que o desemprego diminua.   

Os direitos sociais são fundamentais para possibilidade de melhores condições de vida aos trabalhadores esses direitos é essencial para mais igualdade, pois pode criar melhores resultados na vida das pessoas e assim tornando seus direitos social mais elevado com direito a escola, saúde e melhores condições no trabalho e uma vida mais tranquila.

Fontes:

http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_7_.shtm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com