TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria interna e a Lavagem de Capitais

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

          FAE

     Centro universitário

Curso: Pós-Graduação de Compliance e

 Governança Jurídica

Disciplina: Compliance e Governança Jurídica

Auditoria Interna

Discente(s): Leonardo Grigonis; RA: 1001901118

Data:26/08/2019

Curitiba

 2019

Como estruturas de controles internos podem combater a lavagem de dinheiro e a corrupção nas organizações:

        Os controles internos dentro dos grupos organizacionais são conceituados em sua essência, para verificar o que está contabilizado em sua regularidade, ou possível irregularidade, ou um provável risco, anteposto pelos integrantes das organizações. Já a fraude, em sua espécie do gênero Risco, está interligada com a possibilidade de ter ocorrido uma lavagem de dinheiro ou atos corruptivos geralmente ocultos dentro destas determinantes, seja através de uma obrigação financeira, uma vantagem indevida, ou qualquer forma de passivo.

        O auditor, como uma linha de defesa de controle interno, no múnus de sua essência ao identificar qualquer irregularidade deverá reportar o ato, caso não o faça, corre o risco de ser responsabilizado por tais atos.

        No exercício da sua função o auditor pode desenvolver maneiras de rastrear fraudes, fortalecendo os órgãos de controle interno, pois alguns atos ilícitos derivados de fraudes são exercidos de modo interruptivo, deixando rastros que levam o auditor até o devido ato, e cabe ao auditor detectar os riscos e perdas de bens causados por esse ato fraudulento.

        É sabido que o controle de fraudes não é a função do auditor, neste diapasão cabe as Organizações assumir a reponsabilidade primária e proativa para prevenir tais atos ilícitos, remediando órgãos de controles internos dentro da corporação, pois o auditor interno seria apenas uma medida paliativa em referência aos mecanismos fraudulentos, devendo a organização se precaver e adotar linhas de defesa de conteúdo de controle interno.

        Neste prisma, a Organização para evitar tais atos ilícitos devem abordar linhas de defesa que impeçam a prática de lavagem de dinheiro e outros atos fraudulentos.

        Neste ápice, os controles internos atuantes como uma linha de defesa para prevenir, ou detectar condutas fraudulentas dentro das organizações, e para isso é preciso o fortalecimento dos comitês de auditoria no processo, motivar reuniões do comitê de ética, utilizar de modo irrestrito o código de conduta, utilizar rede de dados, receber informações, bem como feedbacks de sua atuação dentro da organização com o escopo de prevenir atos lesivos a organização.

        Como controle interno, o auditor deve planejar a sua linha de defesa abordar os riscos, fazer o planejamento de sua atuação, monitorar arduamente setores sensíveis a atos corruptivos, isso mensalmente analisando todos os dados referentes aquele setor.

        O risco como gênero das espécies dos atos fraudulentos, como lavagem de dinheiro ou corrupção podem ser mitigados pelo controle interno, mas para isso ocorrer, o controle interno deve mitigar essas possibilidades elaborando órgãos de controle visando diminuir o seu impacto e a sua probabilidade e direcionar a linha de defesa mais próxima e suscetível ao risco.

        Os controles internos, desta forma, podem ser subdivididos em linhas de defesa para se evitar atos fraudulentos, corrupção, e ou lavagem de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com