TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO COLETIVA DE COBRANÇA

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTISSIMO(a) SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE RIBEIRÃO ESTADO DE PERNAMBUCO

___________________________________ pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o n° ______________________, com endereço ________________________, , por intermédio de sua advogada, que esta subscreve, conforme instrumento de procuração anexo, vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 294 CPC/2015, ajuizar a presente

AÇÃO COLETIVA C/C COBRANÇA

Em face do ___________________, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob o nº _____________________ com endereço ________________________________________, pelos motivos fáticos e jurídicos adiante articulados:

I – DA JUSTIÇA GRATUITA

O Requerente, embora pessoa jurídica, declara não ter condições de arcar com as custas judiciais e honorários advocatícios, por se encontrar, no momento, em tal condição.

II – DOS FATOS

A Requerente é entidade de classe que representa os Servidores Públicos Municipais na cidade de ____________, ativos, inativos e pensionistas, conforme pode se observar na documentação ora acostada. Tendo legitimidade para representa-los judicial e extrajudicialmente.

Ocorre que no ano de 2012 o município de ___________ não efetuou o pagamento do 13º salário dos servidores públicos municipais, o que na época ocasionou tumultos e paralizações.

Diante disso, os servidores passaram a fazer requerimentos individuais cobrando os valores referentes ao 13º salário de 2012, sendo que o município não deu previsão de pagamento. Que após paralização o Sindicato ora requerente realizou uma negociação com a edilidade, a qual resultou em acordo extrajudicial, onde o Município se comprometeu em efetuar o pagamento da verba pleiteada a todos os servidores, conforme doc. anexo. Que esse acordo não foi atendido, pois o município não cumpriu com sua obrigação, justificando a medida tomada.

Diante de todo o exposto não restou outra alternativa aos servidores municipais __________, senão ingressar com esta medida judicial para assegurar o direito do servidor público receber seu 13º salário do ano de 2012, pois trata-se de verba reconhecida no nosso ordenamento jurídico como de natureza alimentar, o que prioriza o seu pagamento.

III- DO DIREITO

O direito ao 13º salário é assegurado expressamente no texto constitucional, conforme prevê no seu artigo 7º, inciso VIII, especificadamente nesse caso concreto o direito ao recebimento do 13º salário do ano de 2012, senão vejamos:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(...)

VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

A verba referenciada como 13º salário ou gratificação natalina é reconhecida como verba de caráter alimentar, portando não há que se falar em crise financeira ou redução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com