TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE PENSÃO POR MORTE

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DO JUIZADO

ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE GUANAMBI, ESTADO DA BAHIA.

                

_________________, brasileira, viúva, rurícola, identificada pela cédula de identidade de nº ________________ SSP, inscrita no CPF de nº _______________, residente e domiciliada na Fazenda ______________o Lindo, zona rural do município de ___________, Estado da Bahia, CEP _________________ por sua procuradora “in fine” assinado,  com endereço profissional constante no rodapé, onde receberá as notificações de estilo, vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO PARA CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE

Contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, pessoa jurídica de direito público, situada à Rua Inês Yara Teixeira Cotrim, Centro, CEP 46.430-000, Município de Guanambi, Estado da Bahia, na pessoa de seu representante legal, com base nas razões de fato e de direito a seguir expostas.

PRELIMINAR

Requer seja deferido, preliminarmente, o benefício da assistência judiciária gratuita, com base no artigo 4° da lei 1.060/50 c/c o artigo 5°, inciso LXXIV, da Constituição Federal, visto que a autora não está em condições de arcar com as custas processuais, sem prejuízo do próprio sustento ou de sua família.

        

                        Assim, conforme estabelecido pela norma prevista no parágrafo 1°, do artigo 4° da lei 1.060/50, presume-se pobre, até prova em contrário, quem afirmar tal condição, nos termos da lei.

DOS FATOS

 Autora, nascida em 20 de janeiro de 1957, filha do senhor __________________e da senhora ________________, desde a sua infância vive sob o regime de economia familiar.

A Requerida conviveu maritalmente por aproximadamente 23 (vinte e três) anos  com senhor _________________ consoante  DECLARAÇÃO PÚBLICA DE UNIÃO ESTÁVEL em anexo. Desta união nasceram dois filhos. Êi-los: ----------------------------- conforme documentos apensos.

O grupo familiar sempre viveu sobre o regime de economia familiar na localidade rural denominada Campo Lindo, denominado de “Assentamento do Campo Lindo” sendo que os produtos cultivados eram destinados para o consumo próprio da família. Sempre tiveram como única fonte de renda o fruto do trabalho desenvolvido no campo. Eventualmente, em virtude da seca e ainda pelas dificuldades para encontrar um emprego, o esposo da requerente saia para trabalhar no corte de cana, voltando no final da safra.

Ocorre que, em 29 de julho de 2013,  o companheiro da Requerente, Senhor _____________________, veio a falecer, conforme comprova certidão de óbito colacionada ao autos.

Diante da morte do seu companheiro, a Suplicante ingressou com pedido de pensão por morte perante o Instituo Nacional do Seguro Social – INSS, benefício tombado sob o nº ___________, sendo que o mesmo foi negado sob o fundamento de que “os documentos apresentados não  eram suficientes para comprovar a qualidade de segurado especial do  falecido e nem a convivência marital entre a senhora____________________”

Data vênia, mas falta a decisão do INSS amparo fático. Conforme será a seguir detalhado, observa-se que, em verdade, a Autarquia Previdência ao proferir sua decisão sequer observou as provas matérias produzidas nos processos administrativos.

Infelizmente, o que se tem observado é que a autarquia Requerida vem, sem respaldo fático, denegando a concessão de todo e qualquer benefício. Na verdade, o que se percebe é que existe uma grande pressão por parte do Governo Federal em razão do problema causado pelo déficit previdenciário.

Nega-se um direito social previsto na Constituição Federal apenas para não aumentar a dívida do Governo. Esquecem de todo o sofrimento da camada mais pobre da população. Esquecem das regras e condições estabelecidas em lei. A situação chegou a tal ponto que se criou uma “alta programada” para as pessoas que recebem o Auxílio Doença, sem ao menos submetê-las a uma nova perícia que ateste a sua real condição de saúde. Ou seja, passou a presumir a data da cura da doença.  

Assim, não logrando êxito junto ao INSS, a Requerente viu-se obrigada a invocar seus direitos perante esse MM Juizado, o que o faz com a presente ação.

 

3. DOS DOCUMENTOS QUE COMPROVAM A CONVIVÊNCIA MARITAL E QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL

Tendo em vista o requisito do “início de prova matéria” estabelecida pela lei 8.213/91 para a concessão da pensão por morte do segurado especial, a Requerente junta farta documentação sobre as quais passar a expor:

3.1 DA CONVIVÊNCIA MARITAL

Ressaltar que nos termos estabelecidos pelo Regulamento da Previdência Social, é necessário que a Demandante comprove a união estável com a apresentação de, no mínimo, três documentos, dentre os quais destaca: a) certidão de casamento religioso; b) certidão de nascimento de filho comum; c) quaisquer outros documentos que possam levar à convicção do fato a comprovar.

3.1.1 Declaração Pública de União Estável

Colaciona-se com a presente peça, a Declaração Pública de União Estável fornecida pelo Cartório de Registro Civil com Funções Notariais da _______________________Comarca de_____________________  Pessoas Naturais,  que declara que fulana de tal  e cicrano de tal  conviveram maritalmente por um período de aproximadamente 23 (vinte e três anos). Em oportuno, destaca-se que a referida declaração trata-se de documento público, e, como tal, possui presunção de veracidade.

3.1.2  Da certidão de nascimento de filhos em comum

A certidão de nascimento e a Carteira de Identidade  anexadas comprovam que da união da Requerente como o seu esposo foram gerados dois filhos, quais sejam: _____________________, nascido em 13/04/191993 e ________________________, nascido em 01/03/2000. 

3.1.3 Da escritura pública  de aquisição de propriedade

A escritura pública acostada aos autos, comprova mais uma vez que a Autora convivia com o senhor _________________________ maritalmente,  pois, ambos  assinam como fiador e cônjuge  respectivamente na referida escritura  de  aquisição de propriedade em nome da Associação de Produtores Rurais de ______________________. Ademais, ressalta-se que se trata de documento público, e, como tal, possui presunção de veracidade.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com