TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE c/c PEDIDO DE MEDIDO LIMINAR

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS.

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

c/c PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR

        

        ISIS (SOBRENOME), brasileira, divorciada, profissão, portadora da cédula de identidade RG. nº _____________, inscrita no CPF/MF ______________, domiciliada na Rua ____________, nº ___, apto. ___, em São Vicente - SP, por seu advogado ao final subscrito conforme procuração anexada (doc. 01), que recebe intimações na Avenida ___________, nº _____, conjunto ____, em Santos - SP, vem propor a presente AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE c/c PEDIDO DE MEDIDO LIMINAR contra CATARINA (SOBRENOME), nacionalidade, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade RG. nº ____________, inscrita no CPF/MF sob o nº _______________, residente e domiciliada na Rua ________________, nº ____, apartamento nº ____, em Santos - SP, pelos motivos de direito a seguir articulados.

DOS FATOS

I.         A autora é detentora do direito que recai sobre imóvel situado em Santos, na Avenida ________________, nº ____, que se encontra matriculado no __º  Cartório de Registros Imóveis da Comarca de Santos (inclusa certidão imobiliária atualizada no citado Cartório – doc. 02), que lhe foi destinado na partilha realizada nos autos do Inventário dos bens deixados por sua mãe, Sra. Neide (SOBRENOME), processo que tramita na ___ª Vara da Comarca de __________, sob o nº _______ (inclusa cópia de peças do processo – doc. 03).

II.         Por meio de instrumento particular de comodato firmado com a ré, a autora emprestou o aludido imóvel, para a ré nele fixar residência, pelo prazo determinado de 36 (trinta e seis) meses (inclusa cópia do contrato – doc. 04).        

                           

III.          A data estipulada para o fim do comodato era o dia 05 (cinco) de julho do presente ano.

                           

IV.        Após várias tentativas amigáveis para a desocupação do imóvel, a ré recusa-se a  desocupá-lo.

V.         Não restou outra alternativa à autora senão notificar a ora ré, para a desocupação voluntária do imóvel, sob pena de ser considerada esbulhada a posse deste sobre tal bem e ingressar com a presente ação para ser  reintegrado na posse sobre o referido imóvel.

        Dessa maneira, após quatro meses do término do comodato, não tendo a ré desocupado voluntariamente o imóvel, a autora a notificou extrajudicialmente, para que a ré-comodatária desocupasse o imóvel, no prazo de dez (10) dias.

VI.        Decorrido o prazo previsto na notificação, a ré permaneceu no imóvel praticando flagrante esbulho possessório, que justifica o ajuizamento da presente ação.

        

        DA MEDIDA LIMINAR

VII.         A autora entende ser necessária a concessão da medida liminar, bem como preencher os requisitos para tal obtenção.

        Senão vejamos:

VIII.         Os documentos acostados provam, sobejamente os direitos de propriedade da autora, verdadeira possuidora do citado imóvel, advindo daí a posse da ora ré.

IX.         Ainda há o fato de que, autora é vítima, caracterizado assim o esbulho, pois a ora ré foi regularmente notificada extrajudicialmente, e quedou-se inerte, o que veio a macular a posse indevida, até então.

        DO DIREITO

I.         Com base no exposto, é preciso observar que se trata de uma ação de força nova, tendo que se considerar a data do início do esbulho em relação à data que foi proposta esta, legitimando o cabimento da concessão de pedido liminar, com base no artigo 928 do Código de Processo Civil.

II.         Ainda há de se considenar que a autora têm o direito de usar, gozar, dispor e reaver a posse do referido imóvel, nos termos do art. 499 do C.C. e c/c 926 do C.P.C., como segue:

Art. 499. O possuidor tem direito a ser mantido na posse, em caso de turbação e restituído, no de esbulho.”

...

Art. 926. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação e reintegrado no de esbulho.”.

        

        Por outro lado a doutrina e jurisprudência a respeito são uniformes e pacíficas a embasar a tese esposada e ora ofertada pelo autor, que, por zelo, aponta algumas singelas referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (366.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com