TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE REITEGRAÇÃO DE POSSE

Por:   •  11/4/2017  •  Seminário  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

AÇÃO DE REITEGRAÇÃO DE POSSE

Ação de Reintegração de posse também conhecida como ação de esbulho possessório é movida pelo esbulhado, a fim de recuperar posse perdida em razão da violência, clandestinidade.

O requisito principal para o ajuizamento desse tipo ação é a demonstração da posse sobre o bem de forma legítima e que a perdeu em virtude do esbulho praticado pelo réu.

- Turbação e esbulho

A turbação é todo ato que embaraça o livre exercício da posse, trata-se de uma perda parcial da posse.

Em relação ao conceito de esbulho, podemos dizer que esse é mais grave do que o que acontece na turbação, pois o possuidor é injustamente privado de sua posse, e somente ocorre quando estão presentes a violência, clandestinidade e precariedade, é o que dispõe os artigos 1.200 e 1.208 do Código Civil:

Art. 1200 É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária;

Art. 1208 Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade.

-A violência é quando ocorre a utilização da força ou ameaça contra a pessoa do possuidor ou seus detentores.

-A precariedade é a conduta de quem se recusa a restituir o bem após o término da relação contratual que lhe conferiu a posse direta.

-E a clandestinidade é a conduta daquele que, aproveitando-se da ausência do vizinho, por exemplo, invade determinado bem.

Diante disso, pode-se entender que o esbulho, ao contrário da turbação, é a perda total da posse.

(STJ - REsp: 1353892 RJ 2012/0121822-9, Relator: Ministro SIDNEI BENETI, Data de Julgamento: 08/04/2014, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJe 25/06/2014)

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. CONTRATO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL VINCULADO AO PAR - PROGRAMA DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL. INADIMPLEMENTO DO ARRENDATÁRIO. NOTIFICAÇÃO. REINTEGRAÇÃO DE POSSE. POSSIBILIDADE. 1.- No contrato de arrendamento residencial disciplinado pela Lei 10.188/01, a instituição financeira arrendante poderá, após notificação ou interpelação do arrendatário inadimplente, propor ação de reintegração de posse para reaver o bem, independentemente de posse anterior. 2.- Recurso Especial improvido.

MANUTENÇÃO DA POSSE

Na Ação de Manutenção de Posse, o possuidor utiliza a via judicial para repelir a turbação (perturbação) que está sofrendo, visando exclusivamente a manutenção na posse.

Os requisitos dessa ação são: posse atual, bem como a comprovação da turbação, a data de sua ocorrência.

Deve ser comprovado também que mesmo diante da turbação, posteriormente o possuidor conseguiu exercer a posse.

(TJ-MG - AC: 10278130016530001 MG, Relator: Saldanha da Fonseca, Data de Julgamento: 15/06/0015, Câmaras Cíveis / 12ª CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 24/06/2015)

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE - TURBAÇÃO - PROVA - LEGITIMIDADE ATIVA. É legítima a tutela de manutenção de posse diante da prova reveladora da turbação. É parte ativa legítima para ação de manutenção de posse a pessoa jurídica que atua por meio de seu representante legal na defesa da posse que alega adquirida por meio de cessão de direitos possessórios.

AÇÃO DE DANO INFECTO

A ação de dano infecto esta disposto nos artigos 1.280 e 1.281do Código Civil, e serve a quem tem justo receio de sofrer dano em seu imóvel, em virtude do uso anômalo de propriedade alheia obrigando o causador da nocividade a não fazer ou a fazer, com a possibilidade de cominação de multa diária estipulada pelo Juízo competente.

(TJ-RS - AC: 70057281867 RS, Relator: Walda Maria Melo Pierro, Data de Julgamento: 26/03/2014, Vigésima Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 04/04/2014)

APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DE VIZINHANÇA. AÇÃO DE DANO INFECTO. A construção do muro de contenção deve ser exigida de quem provocou a necessidade, não estando o autor/apelante obrigado a concorrer para as despesas. Sentença modificada no ponto. As astreintes visam ao resultado prático da medida, sem caráter punitivo, mas sim, preventivo, ao efeito de impedir o descumprimento da decisão judicial, pois seu objetivo é compensar eventual lesão que a parte possa sofrer em função de seu descumprimento. O juiz poderá, de ofício, modificar o valor ou a periodicidade da multa, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva. Manutenção do valor fixado pelo juízo a quo. Readequação dos ônus sucumbenciais. DERAM PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70057281867, Vigésima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Walda Maria Melo Pierro, Julgado em 26/03/2014)

AÇÃO DE NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA

È uma medida utilizada para impedir que a realização de obra nova em imóvel vizinho lhe cause prejuízo a sua propriedade, aos fins a que é destinada ou as suas servidões.

Trata a ação de nunciação de obra nova de meio processual utilizado no exercício dos direitos da vizinhança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com