TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DECLARATÓRIA DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C.C. MEDIDA COMINATÓRIA C.C. PEDIDO LIMINAR DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 14

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVIL DA COMARCA DE ..................................................................

kkkkkkkkkkkkk, brasileiro, casado, desempregado, portador do RG de n.º nnnnnnnnnn, devidamente inscrito no CPF de n.º cccccccccccccc, residente e domiciliada Rua jjjjjjjjjjjjjjjj, 000, Bairro pppppppp, CEP de n.º uuuuuuu, Cidade, por seu advogado que esta subscreve, vem perante V. Exa. com base nos Artigos 1º, III, e 5º, LXIX, ambos da CF/88 c.c. Artigo 19 e 300 e ss. todos do Código de Processo Civil, propor a presente.

AÇÃO DECLARATORIA DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C.C. MEDIDA COMINATORIA C.C. PEDIDO LIMINAR DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

contra FAZENDA, pessoa Jurídica de Direito Publico com endereço e representantes na rua PPPPPPP n.º 000, Jd. PPPP, na Cidade e Comarca de ........ e local para o cumprimento da liminar na Divisão Regional de Saúde Publica de ..........., com endereço na Av. LLLLLL n.º 00000, na cidade e comarca de LLLLLL, a ser citada pessoalmente, na pessoa de seu representante legal, pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor e ao final requerer:

I – DOS FATOS

O Requerente hoje com anos, devido problemas sérios de saúde a longa data, iniciou o tratamento medico em novembro de 2016, com histórico de dois tratamentos anteriores, apresentava sintomatologia ansiosa com pensamentos obsessivos limitantes além de sintomas depressivos, o quadro é agaravado por alguns aspectos da perssonalidade do paciente, que prejudicam seus mecanismos de enfrentamento bem como pela dinâmica familiar.

Diante do quadro apresentado Dr TTTTTTTTT, CRM VVVVV que atende o Requerente, Receitou o seguinte MEDICAMENTOS por tempo indeterminado:

MEDICAMENTOS DA RECEITA

Orçamento das medicações a um custo de R$ (OOOOO), por mês, conforme receita em anexo, tendo um total anual das medicações o valor aproximado de R$ (00000).

Deste modo, considerando a imprescindibilidade da utilização da medicação e o alto custo do mesmo e o Requerente sobreviver com pouco mais de um salario mínimo por mês de sua genitora e ser seu único ganho com vários gastos com alimentos, vestuários e agora a medicação esta encontrando dificuldade de fazer a compra das medicações devido alto custo, para poder amenizar sua dor é que se ajuíza a presente ação a fim de seja concedida à tutela antecipada para a concessão das medicações se faz necessário, e ao final seja julgada totalmente procedente a presente ação.

Este em breve relato dos fatos.

II- DO DIREITO

Analiticamente, de modo a garantir o welfare state, a Constituição Federal de 1988 em diversos dispositivos trata acerca da essencialidade do direito a saúde como direito indispensável, estando o mesmo inserido dentro do contexto axiológico do bem-estar social preambularmente determinado e corolário direto do principio da dignidade da pessoa humana (art.1º, III, CF/88) nortes do Estado de Democrático de Direito.

Não obstante expressa determinação na Lei Maior, a legislação infraconstitucional também garante o direito liquido e certo á saúde e nesse sentido, a Lei 8.080/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes estabelece que:

Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. (grifo nosso).

Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

§ 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social. (grifo nosso).

Verifica-se que, ao negar o necessário fornecimento da medicação, que será essencial para a vida da Requerente, o Estado/Requerido, tacitamente, acabou por lesionar seu direito liquido e certo a saúde, sendo a via judicial o único meio eficaz de lhe assegurar tal garantia, principalmente porque a saúde e a vida dos cidadãos não podem aguardar a inoperância e ineficiência do Poder Publico.

Acerca da questão, o massacrante posicionamento jurisprudencial se dá no sentido de que:

Ementa

MANDADO DE SEGURANÇA. CONCESSÃO. MENOR PORTADOR DE DOENÇA RARA, NECESSITANDO DE MEDICAMENTO IMPORTADO. INOCORRENCIA DE VIOLAÇÃO AO ARTIGO 1., DA LEI NUM. 1.533/51.

ALEM DO ELEVADO SENTIDO SOCIAL DA DECISÃO, A CONCESSÃO DA SEGURANÇA, PARA COMPELIR O ORGÃO COMPETENTE A FORNECER O MEDICAMENTO INDISPENSAVEL AO MENOR IMPUBERE PORTADOR DE MOLESTIA RARA, NÃO VIOLA A LEI E SE HARMONIZA COM A JURISPRUDENCIA SOBRE O TEMA.

(STJ – Segunda Turma - RESP 57869 / RS – Relator o Eminente Ministro Helio Mosimann – Julgado em 26/05/1998 – Publicado no DJ em 15/06/1998 – Página 00099) grifo nosso

Ementa

MEDICAMENTO - AQUISIÇÃO - LIMINAR SATISFATIVA - DIREITO A VIDA. E VEDADA A CONCESSÃO DE LIMINAR CONTRA ATOS DO PODER PUBLICO NO PROCEDIMENTO CAUTELAR, QUE ESGOTE, NO TODO OU EM PARTE,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com