TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO INDENIZATÓRIA PELO RITO ORDINÁRIO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Prática Simulada V

Semana 5

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL DA __ SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO ___


 

JOÃO AUGUSTO, nacionalidade, estado civil, taxista, portador do RG n°..., do CPF n°..., residente à rua..., vem por seu advogado infrafirmado com procuração em anexo e endereço profissional à rua..., onde deverão ser encaminhadas as intimações do feito, propor


AÇÃO INDENIZATÓRIA PELO RITO ORDINÁRIO


Em face da UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na rua..., pelos fatos e fundamentos a seguir.



FUNDAMENTAÇÃO:

A responsabilidade civil da administração pública é objetiva, ou seja, não há necessidade de comprovação de culpa do agente que praticou o fato danoso.

No direito administrativo brasileiro a culpa não é um elemento da responsabilidade civil, mas sim o nexo causal entre o fato e o dano causado para que haja o dever de indenizar da administração pública.

Ademais, a ré não apenas causou danos patrimoniais ao autor, mas também danos extrapatrimoniais que merecem ser compensados pela administração pública.

        Neste sentido, aplica-se à hipótese do artigo 37, §6º e artigo 5º, V e X, ambos da Constituição Federal c/c 927, caput do diploma civil.

        A jurisprudência é assente com este entendimento conforme se depreende pelo julgado colacionado à presente:

“0116450-14.2006.8.19.0001 - APELACAO 1ª Ementa DES. ZELIA MARIA MACHADO - Julgamento: 27/09/2011 - QUINTA CAMARA CIVEL APELAÇÃO CÍVEL. Responsabilidade civil objetiva. Pleito de indenização por danos materiais e morais. Hospital público. Alegação de má prestação do serviço médico ocasionando problemas na autora. Sentença de procedência parcial. Inconformismo. Agravo retido. Ausência de requerimento expresso pela apreciação. Artigo 523, § 1º do Código de Processo Civil. Não conhecimento. Falha na prestação do serviço.

Responsabilidade civil. Art. 37 § 6º da CF. Perícia que constatou a ocorrência de nexo causal entre os fatos narrados na inicial e o dano sofrido. Dano moral. Verba indenizatória fixada em observância aos parâmetros da razoabilidade e proporcionalidade. Juros de mora. Termo inicial. Citação. Desprovimento dos recursos. Reexame necessário. Taxa judiciária. Exclusão”.


PEDIDO:

A citação da ré;

  1. A citação da ré;
  2. A procedência do pedido para condenar ao réu a indenizar o autor no dano material causado no valor de R$ ...;
  3. A procedência do pedido para condenar o réu na indenização dos danos morais ocasionados no valor de R$ ...;
  4. A condenação do réu aos ônus sucumbenciais.

        

DAS PROVAS:

        Indica como provas a serem produzidas as de caráter documental, testemunhal e pericial na amplitude do artigo 332 do Código de Processo Civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com