TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE-MS

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.010 Palavras (25 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE-MS

Curso de Direito

9º/10º Semestre - Noturno

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande/MS

2018

[pic 6]

GUERRA DE YOM KIPPUR

[pic 7]

[pic 8]

RESUM


RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a Guerra de Yom Kippur, um conflito que envolveu o Estado de Israel, Egito e a Síria, em meados de outubro de 1973. Acontece que Israel poderia ter sido surpreendido e correu um sério risco de se derrotado e porventura destruído enquanto Estado, o estudo nos levará a uma análise de compreensão e saber como foi possível o Egito e a Síria terem surpreendido Israel de forma tão eloquente. Importante destacar também os fatores que permitiram Israel contrariar a lógica, e impedir a sua derrota quando parecia caminhar para este fim.

PALAVRAS-CHAVE: Conflitos; Guerra; Surpresa

ABSTRACT: The purpose of this paper is to report the Yom Kippur War, a conflict involving the State of Israel, Egypt and Syria, in mid-October 1973. It turns out that Israel might have been surprised and took a serious risk of being defeated and perhaps destroyed as a state, the study will lead us to an analysis of understanding and to know how it was possible for Egypt and Syria to have so eloquently surprised Israel. It is also important to highlight the factors that allowed Israel to contradict logic and to prevent its defeat when it seemed to be moving toward this end. 

KEYWORDS: Conflicts; War; Surprise 


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………..13

2. CONTEXTO HISTÓRICO………………………………………………………………14

3. POSICIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)……..16

4. REPERCUSSÃO INTERNACIONAL……….………………………………………...18

5. EVOLUÇÃO DA GUERRA…………………………..………………………………...20

5.1 APOIO OU DESAGRAVO INTERNACIONAL………………..…………………….20

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………21

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….22

 



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende integrar os conceitos básicos para a melhor compreensão de como os conflitos árabe-israelenses, particularmente a Guerra do Yom Kippur, contribuíram para o aprimoramento da Arte da Guerra.

Essa guerra aconteceu em 1973 e envolveu o Egito e Síria em ataque surpresa contra Israel durante o feriado judeu de Yom Kippur, o dia do perdão, onde os israelenses se viram tomados e permitiram que as forças árabes se concentrassem em massa nas linhas do cessar-fogo surpreendendo o sistema defensivo das Forças de Defesa de Israel.

A análise das batalhas no Sinai e Colinas de Golã aponta para uma série de ensinamentos colhidos e de lições aprendidas nos combates com blindados, como o emprego das reservas israelenses no Norte, e o papel do armamento sofisticado utilizado pelos árabes, fornecido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Muitos dos ensinamentos colhidos na Guerra do Yom Kippur foram absorvidos por uma força armada experiente em combate com blindados, como o Exército dos Estados Unidos da América. Discutira também a respeito do posicionamento da Organização das Nações Unidas a fim de evitar maiores proporções ao conflito, e a repercussão internacional do conflito.


  1. CONTEXTO HISTÓRICO

A guerra de Yom Kippur, ocorreu entre os dias 6 e 26 de outubro de 1973, durou cerca de 20 (vinte) dias. O nome dessa guerra está relacionado com o feriado judaico conhecidamente como “Dia do Perdão – Yom Kippur”, em hebraico. Tal conflito se deu nessa época, pois na data da celebração, Síria e Egito ultrapassaram as barreiras do cessar-fogo nas Colinas de Golã e no Monte Sinai, que pertenciam à Israel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (324.4 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com