TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTÃO AS LEIS INFRA-CONSTITUICIONAIS

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNIP; CONTEÚDOS DO PRIMEIRO SEMESTRE:

Conteúdo:IJE. Professor:Hertz Andrade.

SEXTA AULA: 11/03/2016

Abaixo da constituição federal estão as leis infra-constituicionais, são os decretos, leis complementares, estaduais etc... e não devem vim pelo encontro com a constituição já que está é a mais alta na hierarquia. Caso isso aconteça, a lei será dada com inconstitucional.

Cabe ao STF dizer que a lei é inconstitucional já que o mesmo é o guardião da CF

A constituição federal foi criada em 1988 e para mnater a organização do estado até hoje, são feitas as emendas constitucionais. Observação: Se essas emendas não se harmonizar com a constituição federal é dada pelo STF como inconstitucional.

Em 2004, foi criado uma emenda constitucional nº 45/2004 que mexeu no poder Judiciário e veio à criação do conselho nacional de justiça.

As garantias de magistratura foram dadas aos ministros públicos.

Ministério público é independente e também, uma corregedoria do estado, temos um ministério público federal/união.

FAÇA AS SEGUINTES ASSOCIAÇÕES:

Ministério público estadual: Promotores de justiça, donos da ação penal. Pedido de prisão preventiva do Lula 2016

Ministério público federal: O procurador da República.

Excelência: Pronome de tratamento.

A legislatura entregou as mesmas garantias e restrições de um magistrado aos que compõe o ministro do STF E STJ.

JURISPRUDÊNCIA: CONJUNTO DE DECISÕES REITERADAS E UNIFORMES DOS TRIBUNAIS VERSANDO SOBRE DETERMINADAS MATÉRIAS JURÍDICAS. OU, MELHORANDO, CONJUNTO DE DECISÕES REPETIDAS E IGUALS QUE AQUELAS DADAS NA SEGUNDA INSTÂNCIA TODA DEMASIADAS VEZES. Exemplo disso foi as mulheres casadas com um único homem e o tribunal separou os bens como a pensão para as duas e isso ocorreu com frequência no mesmo tribunal. De segunda instância.

OBSERVAÇÃO: As jurisprudências somente ocorrerá nas segundas instâncias. Nos tribunais que cabem àquela determinada matéria jurídica > civil/familiar etc...

Os tribunais de justiça se encontram na capital de cada estado, a segunda instância, não resolvendo nesses, vem para o pequeno quadradinho denominado DF no STF e neste morre.

As comandas cuidam das pequenas áreas que não se é necessário criar um fórum. Um juiz de jurisprudência geral cuida dessas comandas.

O ARTIGO 95 DA CF SERVE PARA TODOS OS MAGISTRADOS (SEUS ITEMS IRÃO CAIR NA PROVA)

Os magistrados/ministros só podem atuar nos cargos judiciários sem acumulo de cargo. Fora dessa área judicial, só poderá atuar como professor.

Preliminar: Decisão temporária.

ATENÇÃO:  Não confundir os ministros do executivo, ministros do povo, fazenda, agricultura. Estes são eleitos pelo povo, já no poder judiciário é em cargo efetivo, nomeado, fazendo parte do supremo tribunal federal e o superior tribunal de justiça.

Cada estado tem seu poder judiciário, suas primeiras instâncias (varas, fóruns) Todos os tribunais, estaduais, regionais tem seu repertório de jurisprudência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com