TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRATOS EM ESPÉCIE. INTRODUÇÃO AO TEMA + PRINCÍPIO DA BOA FÉ OBJETIVA

Por:   •  15/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 14

AULA I – CONTRATOS EM ESPÉCIE. INTRODUÇÃO AO TEMA + PRINCÍPIO DA BOA FÉ OBJETIVA

Preliminarmente:

  • Apresentação do professor
  • Presença
  • Plano de Aula
  • Avaliação
  • Biblioteca
  • Bibliografia indicada
  • Princípios relacionados ao estudo: postura mental, inteligência emocional e desapego.

INTRODUAÇÃO TEMA CONTRATOS EM ESPÉCIE:

CLASSIFICAÇÃO QUANTO A SUA DESIGUINAÇÃO

[pic 1]

OBS: Antes de adentrarmos nessa classificação, vale registrar, que no direito moderno, em que há liberdade de contratar, é facultado às pessoas, mediante o exercício da autonomia da vontade, criar as mais diversas espécies de obrigações, desde que lícitas, sem necessidades de observar qualquer modelo contratual definido em Lei.

Contrato Nominado: são aqueles contratos que têm designação própria, abrangendo as espécies contratuais que têm nomen iuris e servem de base a fixação dos esquemas, modelos ou tipos de regulamentação especifico na lei.

O CÓDIGO CIVIL TRÁS 23 (VINTE E TRÊS) CONTRATOS NOMINADOS, À SABER:

 EX: Compra e venda; troca; contrato estimatório; doação; locação de coisas; empréstimos; prestação de serviços; empreitada; sociedade; depósito; mandato; comissão; agência; distribuição; corretagem; transporte; constituição de renda; seguro; jogo; aposta; fiança; transação; compromisso.

Contrato Inominado: trata-se daqueles contratos que não tem denominação própria estabelecida pelo legislador pátrio. A rigor, tomado ao pé da letra equivale-se ao contrato que não tem nome.

Ex: Um contrato em que a pessoa quer reformar o imóvel da outra pessoa cobrindo todos os custos alugando-o o mesmo depois com certo prazo de carência.

EX: Contrato em que a Pessoa tem que fazer uma obra em seu imóvel para adaptar para um determinado ramo de atividade com a garantia que no final o bem o imóvel será alugado por valor acima do mercado para diluir o valor da obra. (caixa econômica federal).

Contratos Típicos: para uma parte da doutrina, trata-se de sinônimo de contrato nominado, todavia a doutrina moderna faz singela distinção. Trata-se daquele contrato que tem suas normais gerais e especificas definidas pela lei, que tem o seu perfil na lei traçado. Não é o mesmo que contrato nominado, mas está correta a máxima que afirma que todo contrato nominado é contrato típico.

Ex: Compra e venda, locação, depósito, comodato, mandato e etc....

Contratos Atípicos: são aqueles contratos que resultam de um acordo de vontade, não tendo, porém, as suas características e requisitos definidos e regulados na lei. Para que sejam válidos basta o consenso, seguido de partes capazes, objeto licito e moralmente aceito, possível e determinado ou determinável e suscetível de apreciação econômica.

Art. 425. È lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste código.

PRINCÍPIO DA BOA FÉ OBJETIVA: considerações importantes

PRINCÍPIO É NORMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Breve concepção histórica:

A ideia de boa fé surgiu no direito Romano, sua acepção inicial era pautada como um conceito ético e não propriamente um dever jurídico.

A boa fé veio de fato ser desenvolvida pelos teóricos do direito Germânico, que foi cunhada sob a formula Treu und Glauben, que traduz a ideia de lealdade e confiança, contudo, como regra objetiva das relações jurídicas em geral.  Trata-se de conceito demasiadamente aberto que exige dos juristas grande carga de abstração, e por isso talvez, tenha se desenvolvido na Alemanha, visto a precisão semântica contida na língua germânica. Se a palavra é a ferramenta que o direito trabalha, nada melhor que utilizar de uma língua com maiores recursos para precisar suas ideais, talvez por isso seja a Alemanha berço dos júris filósofos mais importantes da atualidade.

Boa fé Subjetiva. Vs. Boa fé Objetiva: antes de explicarmos o conceito da boa fé objetiva, é necessário que tracemos a diferença para com a boa fé subjetiva, pois somente assim não cairemos na falácia de confundir ambos os institutos.

Boa Fé Subjetiva: a primeira coisa que devemos anotar no que tange a boa fé subjetiva é que a mesma não é princípio, logo não trata-se de norma jurídica. A boa fé subjetiva, consiste em uma situação psicológica, um estado de ânimo ou de espírito do agente que realiza determinado ato ou vivencia dada situação.

Ora, perquirir a boa fé subjetiva, é investigar o psique do agente diante de alguma circunstância.

Ex: Imagine um contrato de compra e venda que tem por objeto um relógio banhado a ouro, contudo o vendedor ao negociar com o comprador, informa que trata-se de relógio de ouro, e realiza a venda no preço do ouro. Ora, como investigar esse animus do vendedor, como saber se o mesmo também não estava enganado por sua ignorância, ou então estava agindo de má fé.

OBS: A grande crítica que se faz a boa fé subjetiva é que para identificá-la deve-se investigar o a intenção volitiva do agente, e isso trás grandes dificuldades, pois ninguém consegue entrar no pensamento do outro para de fato realmente saber qual era sua intenção, ou seja, se trava-se de um ato eivado de má fé ou de um ato de mera ignorância.  

Princípio da Boa fé Objetiva: a primeira coisa que precisamos anotar é que a boa fé objetiva é princípio, logo, trata-se, de norma jurídica adjetivada por sua imperatividade. A boa fé objetiva consiste em um dever jurídico, em que qualquer das partes de uma relação jurídica (leia-se contrato) deve demonstrar um comportamento digno, ético, probo, inerente e esperado de qualquer homem comum honesto.

Note-se, que essa conduta que de um homem probo e honesto é esperada de forma objetiva, não sendo preciso investigar a intenção do agente. Espera-se claramente, que toda pessoa em um determinado negócio jurídico, haja de maneira ética, reta, pois esse é o comportamento esperado de qualquer pessoa que viva em um estado moderno democrático de direito. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (329.9 Kb)   docx (934.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com