TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIANTE DO DIVÓRCIO DE SEUS GENITORES

Por:   •  25/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

UNIDADE FAP TERESINA

BACHARELADO EM DIREITO

NOME COMPLETO DO ALUNO

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIANTE DO DIVÓRCIO DE SEUS GENITORES

TERESINA-PI

2018

NOME COMPLETO DO ALUNO

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIANTE DO DIVÓRCIO DE SEUS GENITORES

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado de Direito da Faculdade Maurício de Nassau – Unidade FAP Teresina, como requisito parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

TERESINA-PI

2018

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ........................................................................................

03

2

METODOLOGIA ......................................................................................

06

3

REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................................

08

3.1

Os direitos humanos da criança e do adolescente no contexto da Constituição Federal de 1988 ...............................................................

08

3.2

Os direitos humanos da criança e do adolescente no ECA ..................................................................................................................

10

3.3

O divórcio e as possíveis violações de direitos da criança e do adolescente ............................................................................................

11

CRONOGRAMA ......................................................................................

14

REFERÊNCIAS .......................................................................................

15


  1. INTRODUÇÃO

Desde a Idade Antiga, um dos grandes problemas da sociedade, do Estado e da família, foi o de adotar medidas que resguardassem os direitos da criança e do adolescente, pois são sujeitos de direitos em desenvolvimento, com isso revelaram-se dificuldades em torno de relações familiares que pudessem de alguma forma refletir nos filhos, como o divórcio dos genitores.  

No Brasil foi adotada a doutrina da Proteção integral que tem três pilares: reconhecimento peculiar condição da criança e jovem como pessoa em desenvolvimento titular de proteção especial; crianças e jovens tem direitos à convivência familiar; as nações subscritoras obrigam-se a assegurar os direitos insculpidos na convenção com absoluta prioridade. Essa doutrina foi base para a promulgação da Lei de nº 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

A norma estatutária, em conjunto com a Constituição Federal de 1988 trouxe novos paradigmas em relação à criança e  ao adolescente e resguardou os direitos humanos deste público, principalmente por meio do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente em conflitos familiares, como o divórcio dos pais.

O estudo parte do seguinte problema: quais os direitos humanos da criança e do adolescente diante do divórcio de seus genitores? A inobservância aos direitos humanos configura-se em situações de opressão, falta de respeito, exploração, crueldade, negligência entre outros e compromete a personalidade, o desenvolvimento psíquico, emocional e social. Acredita-se que a solução estaria na forma de condução do processo de divórcio judicial que envolva de maneira direta ou indireta a participação da criança e/ou adolescente, a partir do acompanhamento com psicólogo, assistente social, bem como observando-se uma audiência específica para a escuta do menor no que concerne à convivência com os pais.

O objetivo geral desta pesquisa é analisar os direitos humanos da criança e do adolescente diante do divórcio de seus genitores. E os objetivos específicos: identificar os direitos humanos da criança e do adolescente com base na Constituição Federal de 1988; descrever os direitos da criança e do adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); analisar a violação dos direitos da criança e do adolescente no momento do divórcio judicial.

O presente estudo justifica-se pela necessidade da pesquisadora em conhecer mais a temática em virtude de vivência pessoal que motivou o interesse em aprofundar os estudos acerca desta questão. É importante que a sociedade, o Estado, e a academia vejam o problema desde a raiz, porque ainda que um casal, enquanto casados, sejam bons pais, no momento do divórcio judicial, podem trazer prejuízos aos seus filhos, devido a tantas brigas e desentendimentos na presença deles, prejuízos estes emocionais, psicológicos, sociais e que muitas vezes podem ser irreversíveis.

  1. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a abordagem qualitativa, na qual permite a interpretação dos dados coletados, pois de acordo com Richardson (2008, p. 90): “Pode ser caracterizada como tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados”.

Sendo assim, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa exploratória, tendo em vista a necessidade de explorar fontes e esclarecer a temática, visando proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.

Quanto aos procedimentos adotou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica realizou-se a partir da busca por fontes científicas como livros, artigos, monografias, visando identificar as concepções de diversos autores sobre o tema investigado, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002).

Tem-se como base legal a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Emenda Constitucional de nº66, que trouxe o divórcio como meio único da dissolução conjugal. A base teórica da pesquisa  obra tem como principais autores Ishida, (2015), Maciel, (2010), Ramos, (2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com