TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CTGE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES

Por:   •  4/8/2020  •  Resenha  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES

 

1 - Estado e sociedade sempre existiram, pois, o ser humano, desde os tempos mais antigos, está integrado a uma organização social com poder e autoridade para determinar e impor comportamentos a todo o grupo determinado?

Existem três linhas de pensamentos quanto à formação e surgimento do Estado:

·         Uma em que diz que desde os tempos antigos o Estado e a sociedade sempre existiram, integrados a uma organização social com poder e autoridade para determinar e impor comportamentos a todo o grupo determinado;

·         Outra que diz que a sociedade existiu sem a presença do Estado, e que ele surgiu em um momento posterior para atender as condições de convivência dos grupos sociais;

·         Outra linha diz que o Estado somente é considerado como tal quando constituído sob a forma de sociedade política dotada de características essenciais e que compreende a noção de soberania (poder político de decidir os assuntos de interesse da sociedade que a que pertence)

 

2 - O Estado, como essência da própria sociedade, não constitui elemento universal e unificador da organização social?

Sim, é o que formula a primeira linha da formação do Estado, em que diz que o estado é a essência da sociedade e que determina e impõe comportamentos a todo o grupo determinado.

 

3 - A sociedade humana existiu sem a presença do Estado, cujo surgimento foi determinado em momento posterior, para atender a necessidades e condições de convivência dos grupos sociais?

Sim, é o que informa uma linha de análise a respeito da origem de Estado. Nela, a sociedade existia sem o Estado e ele chegou depois para atender as necessidades dos grupos sociais.

 

4 - Os debates teóricos também consideram que não houve concomitância entre a origem da organização das sociedades e a formação dos Estados, tendo em vista as diferenças existentes entre os agrupamentos humanos?

Sim, para a linha que diz que a sociedade veio antes do Estado, não houve concomitância entre a origem da organização das sociedades e a formação dos Estados.

 

5 - O Estado somente é considerado como tal quando constituído sob a forma de sociedade política dotada de características essenciais, compreendendo, dentre outras, a noção de soberania, entendida como poder político de escolher e decidir a respeito dos assuntos de interesse da sociedade a que pertence?

Definição da terceira linha de pensamento que afirma que o Estado só é considerado como tal quando constituído sob a forma de sociedade política.

 

6 - Derivada é a teoria segundo a qual a formação do Estado não decorre de agrupamentos humanos que se encontravam integrados a outra organização?

Sim, a teoria derivada diz que a formação do Estado decorre de agrupamentos humanos que se encontravam integrados a outra organização.

 

7 - Originária é a teoria segundo a qual a formação do Estado se dá a partir de agrupamentos sociais com organização estatal preexistente?

Sim, para a teoria originária, o Estado se dá a partir de agrupamentos sociais sem a organização estatal preexistente.

 

8 - Na formação originária do Estado, encontra-se a teoria segundo a qual a organização estatal surge de maneira natural ou espontânea, sem necessariamente haver uma causa coincidente?

Sim, essa é a teoria originária.

 

9 - Para explicar a formação originária do Estado há, também, a teoria que se sustenta no modelo contratual, baseada na vontade de uns ou de todos os seres humanos, reunidos em agrupamentos sociais. Tal teoria dá origem à tese contratualista do Estado, definida pela fixação de direitos e deveres recíprocos que delineiam a organização jurídico-social?

Sim, para explicar a formação originária do Estado, também há a teoria que sustenta o modelo contratual, baseada na vontade de uns ou de todos os seres humanos. Tese contratualista do Estado, definida pela fixação de direitos e deveres recíprocos que delineiam a organização jurídicossocial.

 

10 - Dentre as causas não-contratualistas da formação do Estado, encontram-se as seguintes: familiar ou patriarcal; atos de força, de violência ou de conquista; econômicas e patrimoniais?

Sim, as causas não contratualistas da formação do Estado são:

·         familiar ou patriarcal;

·         atos de força;

·         atos de violência;

·         atos de conquista econômicas e patrimoniais.

 

11 - O Estado Antigo é caracterizado pela interligação entre pensamento político e religião, estendendo-se, inclusive, à moral, à filosofia e às doutrinas econômicas?

Sim, o Estado Antigo (até a queda do Império Romano), é caracterizado pela ligação entre o pensamento político e a religião, também à moral, filosofia e doutrinas econômicas.

 

12 - Constitui traço característico do Estado Grego a noção de autossuficiência da organização social, com destaque para o indivíduo e suas dimensões políticas, com certa restrição da autonomia da vontade individual nas relações privadas, mesmo na democracia, especialmente na caracterização de cidadãos portadores de direitos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com