TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA, ESTRUTURA SOCIAL E IMAGINÁRIO ESTÃO INTERLIGADOS NA VIVÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  18/5/2018  •  Ensaio  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

DIREITO

IAN FELIPE MENEZES SOUZA GRANJA

SAMILY ANTRUINY RODRIGUES BEZERRA

VINÍCIUS SANTANA MACHADO

CULTURA, ESTRUTURA SOCIAL E IMAGINÁRIO ESTÃO INTERLIGADOS NA VIVÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS

PETROLINA

2018

IAN FELIPE MENEZES SOUZA GRANJA

SAMILY ANTRUINY RODRIGUES BEZERRA

VINÍCIUS SANTANA MACHADO

CULTURA, ESTRUTURA SOCIAL E IMAGINÁRIO ESTÃO INTERLIGADOS NA VIVÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS

Ensaio acadêmico apresentado ao curso de Direito, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, a ser utilizado como componente da nota avaliativa pela matéria de Cultura e Sociedade, ministrada pela professora Anna Christina.

PETROLINA

2018

CULTURA, ESTRUTURA SOCIAL E IMAGINÁRIO ESTÃO INTERLIGADOS NA VIVÊNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS

IAN FELIPE MENEZES SOUZA GRANJA

                         SAMILY ANTRUINY RODRIGUES BEZERRA

VINÍCIUS SANTANA MACHADO

BACHARELANDOS EM DIREITO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

1. Introdução

          Nenhuma pessoa consegue viver isolada. A partir do momento que nascemos e no decorrer da nossa vida, nós vamos desenvolvendo diversas habilidades para que possamos interagir com o mundo que nos cerca. Desta forma vamos formando o nosso jeito de ser, desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, tal qual necessitamos para concretizar nossas ideias.

          A exploração do mundo externo começa na família que é o primeiro grupo do qual cada pessoa participa e logo após vem à escola, dois grupos sócias de suma importância que influenciam bastante sendo fundamental na formação do caráter.

1.1 Cultura

           Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridas pelo ser humano, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. A cultura brasileira, por exemplo, é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

           Seria uma herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio que de acordo com mudanças de hábitos, mais até que possivelmente, uma evolução biológica.

          Segundo Marx o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade. Mas ser realmente social não se resume apenas estar em uma determinada sociedade, ser social é ter uma única coisa e dividir para todos, ter tudo e querer apenas um pouco, ser bom, mas querer ser ótimo, pois social é estar em sociedade, mas além de tudo é participar ativamente do grupo ao qual está inserido. Os relacionamentos ocorrem por amizades, por motivos de estudo, para participar de associações ou igrejas entre outros, e em meio a esse conjunto de pessoas e grupos estão às normas e as regras, escritas ou não, mas que compõem a cultura de uma sociedade.

2. Estrutura social

          Estrutura social é um nome dado na ciência social para designar a infraestrutura na qual cada sociedade se encaixa, e é determinante nas escolhas dos cidadãos. A utilização desse termo sofreu alterações com o passar das décadas, e pode retratar os diversos níveis de ramificações no interior da sociologia. Segundo Claude Lévi-Strauss, "quando se fala de estrutura social, dá-se atenção, sobretudo, aos aspectos formais dos fenômenos sociais; sai-se, pois, do domínio da descrição para considerar noções e categorias", que são externas a esta estrutura. Ele não permite confundir estrutura social com relações sociais, pois esta última aprova a construção dos modelos explicativos em que se manifestam as estruturas da sociedade e a concepção de estrutura social se baseia muito mais num "método suscetível de ser aplicado a diversos problemas etnológicos".  Em maior proporção, também se refere ao sistema socioeconômico de estratificação e outras relações padronizadas entre grupos e instituições sociais. Em menor escala, pode expor a estrutura dos elos sociais entre as organizações e os indivíduos e relatar como as normas moldam o comportamento dentro deste sistema social.

          Estes parâmetros quase nunca são mantidos separadamente; uma amostra de estrutura social é o conceito de estratificação, na qual a sociedade é subdividida em camadas distintas, que são parcialmente orientadas pelas estruturas subjacentes do próprio sistema social. Este questionamento tem sido visto na literatura acadêmica após o surgimento das várias formas de estruturalismo. O estudo moderno das organizações é importante, pois a estrutura de determinada organização pode ditar a flexibilidade, a capacidade e muitos outros fatores. Desta forma, a estrutura é uma questão a ser priorizada pela gestão. A estrutura social pode ser vista da perspectiva de influenciadora de importantes sistemas sociais, como o jurídico, o cultural, o político, o econômico, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com