TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 2- Historia do Direito

Por:   •  1/10/2015  •  Monografia  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO AULA 2 . Uma das consequências da chamada globalização é a necessidade de que em alguns assuntos (comercio, por exemplo) os países tinham uma legislação compatível entre si. Vocês sabiam que alguns portugueses costumavam afirmar que foram eles, la no século XV, que deram início ao processo de globalização, com as grandes navegações?

Pois é...diante deste quadro, responda:

OBS: SÓ CONTÊM REPOSTAS

  1. As granes navegações surgiam para que os portugueses e toda a Europa buscassem especiarias na Índia, mas numa dessas viagens o Brasil foi descoberto. Depois da descoberta os portugueses continuaram fazendo suas expedições para o Brasil a fim de explorar as terras à procura de riquezas de fácil obtenção. Foram mandadas expedições ao litoral tendo como principal resultado a constatação da existência do pau-brasil. Podemos relacionar a estes fatos também a exploração dos índios para a retirada da madeira. Durante a exploração os índios “ganhavam” instrumentos de aperfeiçoamento de trabalho, o chamado escambo (troca), ou seja, em troca da mão de obra eram dados instrumentos de trabalho.

  1. Portugal estabeleceu as capitanias hereditárias, que foram lotes divididos entre os nobres de Portugal, onde se podia fazer o que quisesse com as terras, exceto vendê-las e para estabelecerem algumas regras diante à adoção, foram criadas as cartas foral e de doação, onde uma propunha direito e deveres e a  outra que as terras poderiam ser doadas ou passadas hereditariamente.

  1. Sim, pois Ribeirão Preto está localizado no estado de São Paulo e na época em que o Brasil foi dividido entre Portugal e Espanha, a minha cidade estava do lado português, mas ainda não havia estabelecido nenhum tipo de cultivo de terras no território em que a cidade foi fundada séculos depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com