TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concreto Historia do Direito plano de aula 1

Por:   •  18/4/2015  •  Dissertação  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas do caso concreto da semana 1

Sistema Common law:

Common law (do inglês "direito comum") é o direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante atos legislativos ou executivos. Constitui portanto, um sistema ou família do direito, diferente da família romano-germânica do direito, que enfatiza os atos legislativos. Nos sistemas de common law, o direito é criado ou aperfeiçoado pelos juízes: uma decisão a ser tomada num caso depende das decisões adotadas para casos anteriores e afeta o direito a ser aplicado a casos futuros. Nesse sistema, quando não existe um precedente, os juízes possuem a autoridade para criar o direito, estabelecendo um precedente. O conjunto de precedentes é chamado de common law e vincula todas as decisões futuras. Quando as partes discordam quanto o direito aplicável, um tribunal idealmente procuraria uma solução dentre as decisões precedentes dos tribunais competentes. Se uma controvérsia semelhante foi resolvida no passado, o tribunal é obrigado a seguir o raciocínio usado naquela decisão anterior (princípio conhecido como stare decisis). Entretanto, se o tribunal concluir que a controvérsia em exame é fundamentalmente diferente de todos os casos anteriores, decidirá como "assunto de primeira impressão" (matter of first impression, em inglês). Posteriormente, tal decisão se tornará um precedente e vinculará os tribunais futuros com base no princípio do stare decisis.

Sistema Civil law (também chamado de sistema românico-germânico). 

Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais fontes do Direito adotadas aqui são a Lei, o texto.

Resposta ( A):

Flávio defende a tese do Sistema jurídico (Civil law), pois segundo sua linha de pensamento esse sistema seria mais objetivo e correto, sendo assim uma forma mas sistema e objetiva nas questões de aplicar as leis.  Já Aline, adepta a Commow law, entende que a lei deveria ser aplicada de forma mais maleável e sendo assim um sistema de aperfeiçoamento a cada caso, buscando sempre um precedente, caso discordem, o tribunal procuraria uma decisão idealmente legal, dentro dos parâmetros da justiça.

Resposta ( B ):

Porque a Civil law tem sua origem a partir das tradições jurídicas romanas e germânicas, que se formam a partir da Idade Média.

Resposta ( C):

Civil Law

Resposta objetiva do livro didático, capítulo I.

Por que os  países de maior capital financeiro influenciam nas tomadas de decisões dos menores, com isso os mercados visando o lucro futuro, apostaram todo o seu capital, pensando nesse lucro, mais com a recessão gerou todo esse calote nos países de maior capital, acarretou um efeito dominó quebrando assim vários mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com