TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso de descriminação

Artigo: Caso de descriminação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

CASO DE DESCRIMINAÇÃO

Aluna na faixa de 6 à 7 anos, obesa e morena falou para professora que os colegas estavam chamando ela de gorda e escura .

Procedimentos da equipe pedagógica chamaram os alunos que causaram o constrangimento à aluna e foi explicado que todos são iguais em seus direitos e deveres independentes de sua situação financeira, social, física ou casado, solteira, gay entre outros.

A equipe solicitou a presença dos pais na escola explicou-lhe que seus filhos estavam desrespeitando o Regimento Escolar (artigo 165). Convidou os pais a fazerem a leitura do mesmo para que pudessem ter conhecimento das leis que regem a conduta dos alunos no período que permanecem na escola. E mesmo foi citado que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente amparam protege a todos e proíbe qualquer forma de preconceito em relação aos demais seres, na escola ou fora de escola.

Os pais entenderam o seu compromisso de educar os filhos dentro das normas da ética e da moral.

No cotidiano em que estamos vivendo, podemos avaliar que a solução que os professores fizeram deixou a desejar. Além de terem chamado os pais deviam ter buscado mais informações referente aos tipos de descriminação e preconceito, haviam de terem feito uma imagem positiva da menina, mostrando os seus valores, suas habilidades, suas culturas e etnia. Assim para mostrar a constrangedora mais consciência antes de atingir alguém com sua pouca “educação”.

Ao se tratar de duas crianças deveria ser feito uma dinâmica, com professor, com a pedagoga e os outros alunos. Um exemplo seria as flores, pois todas são diferentes, cada uma com a sua cor, seu perfume, seu tamanho, e suas qualidades, mas não deixam de ser iguais.

Mostrar para eles que todos são diferentes, iguais às flores, mas cada um tem o seu jeito sem deixar de ser igual. Colocar também a disposição dos alunos os materiais utilizados para que percebam as diferenças e as igualdades, proporcionar um debate entre os mesmo com finalidade de expor os seus pensamentos e analisar se a dinâmica deu certo.

No final chamar os pais da menina que ofendeu a outra e mostrar o que aconteceu depois colocar o que foi feito para solucionar o ocorrido e pedir que continuem trabalhando com as crianças para que isto não aconteça mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com