TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chamamento do Feito à Ordem - NULIDADE ABSOLUTA - INTIMAÇÃO INCOMPLETA

Por:   •  14/9/2016  •  Exam  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  8.267 Visualizações

Página 1 de 13

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL, RELATOR 2 DA TERCEIRA TURMA RECURSAL DA BAHIA DO TRIBUNAL REGIONAL DA 1ª. REGIÃO – SEÇÃO JUDICIÁRIA DA BAHIA

PROCESSO N. 0003058-03.2015.4.01.3304

MARIA DE FÁTIMA ALENCAR SANTOS, já qualificada nos autos do processo em epígrafe, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, requerer o

CHAMAMENTO DO FEITO À ORDEM,

COM PEDIDO DE APLICAÇÃO IMEDIATA DE EFEITO SUSPENSIVO AO V. ACÓRDÃO DE FLS. 92-93,

com vistas a, RESPECTIVAMENTE, sanar nulidade processual absoluta consignada nos autos, causadora de profundo prejuízo à defesa dos interesses da peticionária, bem como obter judicialmente a reativação do benefício previdenciário que, concedido pelo Juízo a quo a título de antecipação de tutela, fora suspenso por Acórdão nulo de pleno direito, conforme restará demonstrado nos termos a seguir declinados.

ESCORÇO FÁTICO

A vertente ação judicial foi distribuída por Advogada, regularmente inscrita na OAB-BA sob o n. 20.036, sendo certo que a peça vestibular apresentou a Ilustre Causídica pelo seguinte nome, in verbis, “MYLENA FERNANDES LEÃO”, conforme fl. 11 dos autos.

Já na procuração apresentada, acostada à fl. 12, o nome da aludida advogada seguiu a grafia diversa, nada obstante a regularidade do ato: “MYLENA DE SOUZA FERNANDES LEÃO PATROCÍNIO”.

Portanto, ressalte-se, para efeito de intimação no presente processo existem duas formas de identificação da patrona da causa.

Sucede, MM. Magistrado Federal, que a publicação de fls. 88, que pretendia intimar a advogada da peticionária, então recorrida, “para, querendo, apresentar contrarrazões no prazo de 10 (dez) dias” terminou indicando um nome diverso daqueles indicados no processo pela advogada como sua sendo o de sua identificação. Com efeito, a publicação sob comentário indicou o nome “MYLENA DE SOUZA FERNANDES LEAO”, ocultando, portanto, o patronímico da referida advogada, o que consubstanciou exemplo acadêmico de publicação de ato processual com nome incompleto do seu representante, o que resultou em sério prejuízo na medida em que criou óbice intransponível à apresentação de contrarrazões ao Recurso Inominado interposto pelo Instituto réu, ora Recorrente.

Urge ressaltar, Excelência, que a publicação consignada à fl. 88 dos autos, incompleta como restou, impediu que a causídica fosse regularmente intimada para a prática do ato processual. Disso resulta que a peticionária ficou, de igual sorte, impedida de exercer, de modo regular, o seu direito à Ampla Defesa e ao Contraditório, constitucionalmente assegurado, não apresentando contrarrazões ao recurso.

Ora, Ilustre Magistrado, a omissão de um dos patronímicos da então advogada da peticionária, como restou consignado neste processo, tornou insuficiente a publicação para os fins a que se destina.

O prejuízo processual, no caso, é patente.

Explica-se:

Além de não poder fazer frente aos argumentos consignados no Recurso Inominado interposto pelo INSS, a não apresentação de contrarrazões retirou da peticionária a possibilidade de apresentar Recurso Extraordinário em face do v. Acórdão já que impossibilita a caracterização do requisito do PRÉQUESTIONAMENTO de matéria Constitucional.

Além do flagrante prejuízo processual, a publicação incompleta do nome da advogada terminou por contrariar diversos dispositivos da lei processual.

Vejamos, in verbis, a dicção do Novo Código de Processo Civil, inegavelmente aplicável ao caso sub judice:

Art. 272. Quando não realizadas por meio eletrônico, consideram-se feitas as intimações pela publicação dos atos no órgão oficial.

§ 2º SOB PENA DE NULIDADE, é indispensável que da publicação constem os nomes DAS PARTES E DE SEUS ADVOGADOS, com o respectivo número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, ou, se assim requerido, da sociedade de advogados.

§ 3º A grafia dos nomes das partes não deve conter abreviaturas.

§ 4º A GRAFIA DOS NOMES DOS ADVOGADOS DEVE CORRESPONDER AO NOME COMPLETO E SER A MESMA QUE CONSTAR DA PROCURAÇÃO OU QUE ESTIVER REGISTRADA NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

A ressalvar, ad cautelam, com referência à parte final do parágrafo 4º., do art. 272, do NCPC, que o registro da advogada junto à Ordem do Advogados do Brasil – Bahia, registra o seu nome com a seguinte grafia: “MYLENA FERNANDES LEÃO PATROCÍNIO”, conforme documento em anexo, extraído do site institucional do Conselho Nacional dos Advogados do Brasil, diversa, portanto, da grafia incompleta registrada na publicação certificada à fl. 88.

O entendimento jurisprudencial acerca da matéria já está mais que cimentado no sentido de reconhecimento de nulidade das intimações que registram nome incompleto de advogados em publicações. Senão, vejamos:

ACÓRDÃO Nº 81.264/2009

QUARTA CÂMARA CÍVEL

SESSÃO DO DIA 28 DE ABRIL DE 2009

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 20.082/2007 – SÃO LUÍS

AGRAVANTE: FRANCISCO CARLOS FERTUNES DOS REIS

ADVOGADA: CLÁUDIA MÁRCIA AMORIM COSTA

AGRAVADA: ALVEMA – ALCANTÂNTARA VEÍCULOS E MÁQUINAS LTDA

ADVOGADOS: ÍTALO FÁBIO AZEVEDO, ADRIANDO COELHO RIBEIRO, CARLOS FREDERICO TAVARES DOMINICI

RELATOR: DES. JAIME FERREIRA DE ARAUJO

EMENTA

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PUBLICAÇÃO DE SENTENÇA. NOME INCOMPLETO DOADVOGADO. IDENTIFICAÇÃO INSUFICIENTE. VÍCIO DE INTIMAÇÃO DE SENTENÇA. NULIDADE PROCESSUAL. ART. 236, § 1º, DO CPC.

I. É nula a publicação em que o nome do advogado de uma das partes figurou de forma incompleta, tornando duvidosa sua identificação. Precedentes.

II. Agravo de instrumento conhecido e desprovido.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de AGRAVO DE INSTRUMENTO , sob o nº 20.082/2007 – SÃO LUÍS , ACORDAM os Senhores Desembargadores da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado doMaranhão, por unanimidade de votos e de acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, em conhecer e negar provimento ao recurso, nos termos do voto do desembargador relator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com