TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil

Exam: Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Exam  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 14

OAB IX 2013 adaptada) Maria de Sousa, casada com Pedro de Sousa, desapareceu de seu domicílio, localizado na cidade de Florianópolis, sem dar notícias e não deixando representante ou procurador para administrar seus bens. Passados dez anos do trânsito em julgado da sentença de abertura da sucessão provisória dos bens deixados por Maria, seu marido requereu a sucessão definitiva. Considerando o caso relatado, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, responda aos itens a seguir. Em qual momento haverá a presunção de morte de Maria? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas. A sucessão definitiva é a primeira fase da declaração de ausência? Explique sua resposta em no máximo dez linhas, destacando quais seriam as demais fases, se existentes, e os respectivos prazos. A presunção de morte de Maria tem o condão de dissolver o casamento entre ela e Pedro? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas.

Gabarito:

a. Em qual momento haverá a presunção de morte de Maria? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas.

A presunção de morte ocorrerá apenas na abertura da sucessão definitiva (art. 37, CC).

b. A sucessão definitiva é a primeira fase da declaração de ausência? Explique sua resposta em no máximo dez linhas, destacando quais seriam as demais fases, se existentes, e os respectivos prazos.

A primeira fase da ausência é denominada arrecadação de bens, fase em que se declara a ausência e se nomeia um curador para os bens do ausente. A segunda fase é a da sucessão provisória, que pode ser aberta conforme os prazos estabelecidos no art. 26, CC. A terceira fase é a da sucessão definitiva que pode ser aberta conforme os prazos do art. 37, CC.

b. A presunção de morte de Maria tem o condão de dissolver o casamento entre ela e Pedro? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas.

Sim, conforme art. 1571, §1o., CC.

Questão Objetiva 1

(TJSC 2008) Sobre a capacidade civil das pessoas naturais, considerando as proposições abaixo, assinale a alternativa correta:

i. A antecipação da capacidade civil plena não é possível no ordenamento brasileiro.

ii. Os excepcionais, com desenvolvimento mental incompleto, são absolutamente incapazes.

iii. A personalidade civil começa com o nascimento com vida, razão pela qual os direitos do nascituro não gozam de proteção jurídica.

iv. Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, quando for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.

a. Somente as proposições I, II e III estão incorretas.

b. Somente a proposição IV está correta.

c. Todas as proposições estão incorretas.

d. Todas as proposições estão corretas.

e. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.

Gabarito: B ? art. 7o., CC.

Questão Objetiva 2

(TRT 1a. Região 2010) A respeito da disciplina da pessoa jurídica, assinale a opção correta:

a. De acordo com entendimento do STJ, a pessoa jurídica, desde que sem fins lucrativos, é beneficiária da gratuidade de justiça.

b. A pessoa jurídica pode ser demandada no domicílio de qualquer de seus estabelecimentos, independentemente do local onde for praticado o ato gerador de responsabilidade.

c. A autonomia patrimonial da pessoa jurídica pode ser desconsiderada para responsabilizá-la por obrigações assumidas por seus sócios.

d. Para fins de desconsideração da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, o Código Civil adotou a teoria menor.

e. Para desconsiderar a personalidade jurídica, não se tratando de relação de consumo, o magistrado deve verificar se houve intenção fraudulenta dos sócios que aponte para o desvio de finalidade ou confusão patrimonial.

Gabarito: C ? art. 50, CC.

Aula 2

(Delegado de Polícia PA 2009 - adaptada) Mateus está internado em hospital da rede particular de saúde em estado grave. João Carlos, seu pai, promete recompensa de R$ 100.000,00 (cem mil reais) à equipe médica, caso seu filho seja curado. Operada a cura, os médicos reivindicam o pagamento da recompensa prometida. Nessa situação, a manifestação de vontade está contaminada por algum vício? Identifique-o, conceitue-o, aponte seus requisitos e explique a sua consequência para a promessa realizada.

Gabarito: Pode ser identificado no caso o vício do consentimento estado de perigo, conforme art. 157, CC. João Carlos, premido da necessidade de salvar seu filho de dano conhecido dos médicos, assume obrigação excessivamente onerosa. A promessa poderá ser anulada no prazo de 4 anos contados do dia em que foi feita (art. 178, II, CC).

Questão Objetiva 1

(TJMS 2009 - adaptada) Sobre os defeitos dos negócios jurídicos, é correto afirmar que:

a. Não podem anular o negócio fraudulento os credores cuja garantia se tornou insuficiente.

b. O erro substancial anula o negócio jurídico.

c. O dolo acidental anula o negócio jurídico.

d. O erro de indicação da pessoa ou coisa, a que se refere a declaração de vontade, não viciará o negócio quando se puder identificar a coisa ou a pessoa cogitada.

e. Não vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro.

Gabarito: B art. 139, CC.

Questão Objetiva 2

(TJRO 2012) Podem compor o negócio jurídico a condição, o termo e o encargo. No entanto:

a. O negócio jurídico se invalida se subordinado a uma condição ilícita.

b. Quando um negócio jurídico é subordinado à termo inicial, a aquisição do direito fica suspensa até a sua implementação.

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com