TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil dissertativo

Por:   •  5/10/2015  •  Dissertação  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Não sendo objetivo discorrer especificamente  sobre esta questão, mas é importante pontuar que, originalmente, lazer e recreação eram apresentadas de maneira distinta e, hoje em dia, a recreação e considerada um componente do lazer.

Alguns sentidos  estão muito ligados a divertimento, jogo, atividades prazerosas, tempo livre. Mas, na verdade, é preciso analisar historicamente o termo para desvendar como o lazer surgiu em meio a tantos acontecimentos ao longo da história da humanidade.

Existem implicações do modo de produção de nossa sociedade, que, a partir da diminuição das horas de trabalho e do crescimento com a preocupação em ter-se mais qualidade de vida, o lazer surgiu como uma oportunidade muito interessante e atrativa.

A primeira definição de, talvez a mais ampla, considera como lazer todas as atividades da vida cotidiana, acompanhadas de prazer e feitas livremente. É apontado que nesse caso o lazer é um estilo de vida, em que trabalhar, exercer as obrigações familiares, os engajamentos sócio-político e as atividades religiosas são realizados com prazer e liberdade.

As atividades de lazer são atividades culturais, em seu sentido mais amplo, englobando os diversos interesses humanos, suas diversas linguagens e manifestações; as atividades de lazer  podem ser efetuadas no tempo livre das obrigações, profissionais, domesticas, religiosas, e de necessidades físicas; as atividades de lazer são buscadas tendo em vista o prazer que possibilitam, embora nem sempre isso ocorra e embora o prazer não deva ser compreendido como exclusividade de tais atividades.

Bacal (2003) apontou que foi na sociedade industrial e no espaço urbano que o relógio tomou importância tão especial, tornando-se substancial para o modo de vida, sendo a única maquina que o homem traz constantemente junto ao corpo. Nessa perspectiva, percebe-se que a civilização industrial, o aumento de necessidades e atividades impostas, fez com que o homem contemporâneo  desejasse o tempo livre para sentir-se liberto e realizar atividades não impostas, ou seja, aproveitar o que puder com as atividades de lazer. É a forma de gasta-se o tempo é particular, pois, embora igualitariamente distribuída  para todos os seres humanos, é usada de forma peculiar a partir de cada singularidade do individuo que esta imerso no “mosaico particular das desigualdades socioeconômicas”.

Embora a diversão faça parte  da natureza humana, as necessidades da vida moderna acabam impondo obrigações que limitam as escolhas sobre o que fazer  com o nosso tempo. Assim , o lazer acaba sendo deixado em segundo plano, ou realizado de maneira  inadequada; e , infelizmente, substituído pela correria, o stress e varias doenças “modernas”, hoje comum entre os adultos e ate em crianças, sobretudo para os que vivem nos grandes centros urbanos.

Um surto de um dimensão e de significação novas. Os Estados Unidos abordam os problemas da “sociedade de massa” marcada pelo consumo, pela cultura e pelo lazer de massa. Nesse novo contexto, as ambiguidades do lazer provocam um florescimento de estudos.

Gomes (1978), em uma analise sociológica, apresentou algumas formas de  definir lazer: O lazer é o tempo de que um individuo dispõe, livre de trabalho e de outro deveres. Sua utilização  pode ser por finalidades de repouso, divertimento, atividades sociais e/ou aprimoramento pessoal. Portanto uma compreensão apropriada de lazer exige que considere-se tanto suas dimensões de tempo quanto as atividade.

Mais uma vez, é importante frisar entendimento do turismo enquanto manifestação do lazer, estando imbricado numa gama ampla de atividades consideradas como lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com