TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Artigo: Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Ciências Sociais

As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros.

A Sociologia, que surgiu no século XIX e é considerada a "mãe" de todas as Ciências Sociais, consiste no estudo científico e sistemático do comportamento humano que é construído pela sociedade, bem como no estudo das interações entre os homens. Sendo assim, os sociólogos examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados e, então, fundamentam as explicações sociológicas que permitem a visualização da conexão entre as dificuldades particulares dos indivíduos e os problemas sociais. Vale destacar que uma das características mais importantes da Sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada ou a estratificação social.

Na Sociologia e nas Ciências Sociais, de maneira geral, tem-se a particularidade de que o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano que é, ao mesmo tempo, observado e observador. Considerando isto, é preciso buscar constantemente a objetividade nas análises desenvolvidas, ou seja, o cientista social deve ver e aceitar os fatos como são e não como desejam que os fatos sejam.

A objetividade do cientista social, por sua vez, se associa diretamente à utilização metódica de técnicas de pesquisa social. Entres os métodos que podem ser aplicados nas investigações sociais estão: método histórico, método comparativo, o estudo de caso ou monográfico e estatístico.

Destaca-se, ainda, que a Sociologia surgiu, em grande parte, devido aos abalos na sociedade ocasionados pela Revolução Industrial, bem como por causa da evolução das formas de pensamento dos indivíduos que se somaram ainda aos problemas sociais, que eclodiram a partir da industrialização.

Neste contexto se destaca Auguste Comte, pai da Sociologia como Ciência e do Positivismo como forma de pensamento que versava sobre a preservação da ordem na nova sociedade industrial e capitalista, que posteriormente influenciou também o pensamento de Émile Durkheim. Por outro lado, Karl Marx lançou o chamado marxismo que se propunha a justamente fazer uma crítica radical ao novo tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e contradições.

Passam-se, assim, a acumular nomes importantes para a Sociologia e sua fundamentação como ciência. Além de Comte, Durkheim e Marx, é fundamental falar de Hebert Spencer e Max Weber. Pensando especificamente no contexto brasileiro, é necessário citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes como pensadores influentes no século XX.

Portanto, as Ciências Sociais e a Sociologia, por meio de seus teóricos, ajudam na tradução e compreensão do universo social e das relações humanas como um todo. São indispensáveis para a visão consciente e crítica de cidadãos e profissionais, devendo ser então valorizadas e estudadas em nome de uma melhor visão do presente e de uma sucedida construção.

Conceitos Fundamentais

Ciência – utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para a realização de estudos.

Ciências Sociais – ciências que estudam as interações humanas e se concentram no mundo social.

Estratificação Social – as sociedades são constituídas de "estratos" de hierarquia e às desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas se chama de estratificação social.

Fato Social – consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem (teoria de Émile Durkheim).

Imaginação Sociológica – habilidade do sociólogo em ver a conexão entre as dificuldades particularidades dos indivíduos e os problemas sociais, ou seja, a compreensão da vida pessoal em relação à vida em determinada sociedade e às estruturas nela predominantes.

Marxismo – corrente de pensamento que surgiu ao final do século XIX, tendo sido fundada por Karl Marx e Friedrich Engels, cuja base estava na luta de classes como força motora da história, que se desenvolverá até o advento do socialismo.

Método Científico – é a ordem que se segue na investigação da verdade dos fatos no estudo feito por uma ciência, com utilização de dados e idéias que podem ser confrontadas e testadas.

Objetividade – garantir que fatos observados não sejam afetados por crenças, emoções, hábitos, preferências, desejos ou valores pessoais (no caso, do observador/pesquisador).

Positivismo – corrente de pensamento desenvolvida por Auguste Comte, segundo a qual a coesão e o equilíbrio na sociedade se associa à ordem nas ideias e nos conhecimentos, capazes de gerar a evolução social rumo ao progresso.

Senso comum – conhecimento que se adquire por tradição e que se alimenta com resultados da própria experiência obtida na sociedade em que se vive, baseado em crenças e preconceitos. É um tipo de conhecimento não crítico, fragmentado e conservador.

Sociologia – estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou estudo científico das interações humanas. O termo latino Sócio exprime a ideia de "social", já o termo grego logos exprime a ideia de "estudo".

2-Aula-tema 2: Cultura

É comum as pessoas tomarem como naturais suas respectivas maneiras de agir, pensar, se comportar, enfim, seus hábitos e seus costumes. No entanto, é fundamental compreender a relatividade de tudo que diz respeito ao ser humano, pois tudo a que ele dá importância e confere valor pode se alterar ao longo do tempo, além de variar de sociedade para sociedade.

Em outras palavras, os atuais hábitos e costumes do brasileiro e que ele considera adequados e naturais, não são os mesmos hábitos e costumes que os brasileiros tinham há cem anos. Além disso, os hábitos e costumes do brasileiro de hoje não são iguais aos hábitos e costumes de um massai que vive no Quênia.

Na atualidade, vivendo as consequências do processo de globalização, existe uma considerável visão da diversidade humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com