TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos atos

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

A CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Dentre os atos administrativos serão citados apenas três atos administrativos, no qual julgamos os mais importantes.

Quanto aos seus destinatários

A classificação dos atos administrativos sofre variação em virtude da diversidade dos critérios adotados. Serão apresentados abaixo os critérios mais adotados. Conforme cita o autor Aloísio Zimmer Júnior, livro: Curso de Direito Administrativo (2008, p.149).

Os atos administrativos gerais

Editados sem um destinatário específico, os atos administrativos, expedidos com um certo caráter de norma geral e abstrata – autêntica lei material -, alcançam todos os sujeitos que se encontrem na mesma situação de fato em relação aos seus preceitos. Não podem contudo ocupar o espaço reservado à lei, sob pena de inconstitucionalidade. Aloísio Zimmer Júnior (2008, p.149).

Os atos administrativos gerais ele são destinados a vários sujeitos indeterminados que se encontram abrangidos pelos seus preceitos, ou seja, compreendidos por seus ensinamentos da norma.

Os atos administrativos individuais

São os atos administrativos que se dirigem concretamente a determinados destinatários. Produzem novas relações jurídicas para o contexto individual do sujeito passivo dessa atuação administrativa. Não representam normas de caráter geral e abstrato, mas, ao contrário, produzem imediatos efeitos concretos. Aloísio Zimmer Júnior (2008, p.149-150).

Está determinada a uma pessoa específica ou um grupo de pessoas determinadas. O autor Aloísio cita como exemplos disso: a nomeação de aprovados em concurso público, a exoneração de ocupante de cargo em comissão e a designação de servidor para ocupar função gráfica.

QUANTO AO ALCANCE

Os atos administrativos internos.

São os atos destinados a produzir efeitos no âmbito da Administração. Podem ser gerais ou individuais, porque podem alcançar todo o conjunto de servidores (a produção de uma circular – poder regulamentar) ou apenas um servidor (a aplicação de uma punição – o exercício do poder disciplinar). Aloísio Zimmer Júnior (2008, p.150).

São os atos destinados aos órgãos agentes da administração. Temos como exemplos portarias, instruções, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com