TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários acerca do plano de ensino da matéria processo civil II

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Comentários e sugestões acerca do Plano de Ensino da Matéria “Direito Processual Civil II”

Aluno: Renato Procópio Vimieiro. 6 período, Noite.

Trata-se de plano de ensino da matéria “Direito Processual Civil II” que dá continuidade ao ensino acerca do processo civil. Deste modo, uma vez lecionado o processo de conhecimento em “Direito Processual Civil I”, a presente matéria visa expor conhecimentos sobre os recursos e o processo de execução.

Em um primeiro momento, é colocado à disposição dos alunos a teoria geral dos recursos, bem como os princípios que norteiam as relações processuais em um segundo grau de jurisdição. Somente assim, com uma breve exposição sobre os princípios e a teoria geral dos recursos, torna-se possível estudar os recursos em espécie.

O plano de ensino, após o estudo dos recursos em espécie, prevê outros sucedâneos recursais e demais estratégias que podem ser utilizadas pelo advogado, no exercício de sua profissão, para que, inconformado com uma decisão prolatada, possa alterá-la ou cassá-la.

A Ação Rescisória, embora não seja um recurso, é também objeto de estudo da matéria.

O processo de execução, como outro objeto da presente matéria, também encontra-se previsto no plano de ensino. Assim, desde a constituição do título executivo ao seu processamento e defesa, e efetivo cumprimento, será ensinado ao longo do semestre de forma dividida e objetiva.

Por fim, o plano traz alguns dos mais utilizados procedimentos de execução, como aqueles em face da fazenda pública e execução de alimentos.

Quanto a divisão de pontos, o plano não é claro quanto a pontuação de trabalhos e provas individualmente, informando apenas que serão utilizados 70 pontos para as avaliações parciais e trabalhos ao longo do semestre.

Quanto ao plano de ensino, acredito, pessoalmente, ser completo e pertinente ao conteúdo da matéria. Não tenho sugestões de conteúdo.

Contudo, verifica-se que, muitas das vezes, a parte de “processo de execução” é passada de forma muito breve, sem se aprofundar em tópicos importantes. Entendo que tal situação ocorre em virtude da extensão do conteúdo e penso que, talvez, a parte de “processo de execução” devesse ter uma disciplina própria ou, que fosse distribuída de maneira diversa dentro das disciplinas de processo civil.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com