TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compêndio - Direito Tributário

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  16.899 Palavras (68 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 68

06/08/2015 

 -DIREITO TRIBUTÁRIO: - LEI 5172/66

UNIDADE I

- TRIBUTO: DEFINIÇÃO LEGAL E SUA NATUREZA JURÍDICA

1.1-  INTRODUÇÃO: 

Nesta primeira Unidade, vamos aprender a definição legal de Tributo e a posteriori, suas modalidades. Fique ligado!!! Pois o Direito Tributário é massa!!!!! Uma disciplina fantástica que irá lhe envolver de um jeito todo especial!! E para começar os trabalhos!!!!!!

Precisaremos relembrar dos conceitos inerentes ao Direito Administrativo. Quando estudamos esta disciplina, nós aprendemos que o Estado é uma entidade, uma pessoa jurídica, comprometida com a satisfação dos interesses coletivos, plurais (como a satisfação dos interesses culturais, ou, em outras palavras, com a satisfação dos interesses dos administrados).

Toda essa máquina possui um custo (elevadíssimo, diga-se de passagem). Ela presta serviços na área da segurança pública; saúde; assistência social, e também, presta a tutela jurisdicional e realiza obras. Em qualquer escala, em qualquer concepção, há custos, de forma que podemos afirmar, inequivocamente, que esta máquina é onerosa.  

 Perceba: Se há custos elevadíssimos, e os serviços a serem prestados é crescente (áreas da saúde, da educação, da assistência social, da prestação jurisdicional).

Qual é a alternativa que existe para dar respaldo a tudo isso? Qual seria a principal fonte dos recursos que irão viabilizar a execução dos serviços, a aquisição de equipamentos, a realização das obras? 

- Em  suma: Qual seria a principal fonte de recursos dessa máquina, dessa estrutura estatal?

 

- Resp: Exatamente a arrecadação tributária (arrecadação de tributos).

- Não existe outra alternativa!!!!!! 

A gigantesca máquina da Administração Pública se alimenta de recursos dos quais viabilizam tal funcionamento. E tais recursos são, fundamentalmente, preponderantemente, derivados da arrecadação tributária (através do pagamento dos tributos, das taxas, dos impostos, das contribuições de melhoria, dentre outros).

Ou seja: Os tributos são responsáveis pelo pagamento do funcionalismo público (os servidores públicos são remuneráveis).

A partir da Constituição Federal de 1988, o legislador constituinte   passou para a União o compromisso de assumir a competência de gerir obrigações nas   áreas da educação, e assistência social). Havendo novas atribuições e consequentemente para sustenta-las, há necessidade de mais arrecadações de tributos.  Perceba, que estamos diante de uma transferência de recursos, de riquezas do particular, seja pessoa física ou jurídica, para o Estado. Este é o cenário que precisamos ter em mente para podermos compreender diversos aspectos referentes ao Direito Tributário.

  - Em outras palavras, Podemos afirmar que: Tributo, é uma forma de arrecadar verbas pelo Estado, para que se possa instituir projetos relacionados a produtos e serviços.  Há modalidades de tributos que podem ser coercitivas ou facultativas, dependendo de determinadas situações.O tributo é uma expressão genérica, (latu sensu, ampla) havendo modalidades e espécies tributárias. 

É importante ressaltar, que Não há Estado sem a presença do tributo. Ele funciona como fonte de arrecadação do Estado e é o principal combustível para a máquina administrativa   satisfazer os interesses coletivos.

   

 1.2- DEFINIÇÃO LEGAL   DE TRIBUTO:

Art. 3º “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

-Esta é a conceituação mais pacífica, adotada por todos os autores, vez que ela é proveniente da própria lei.

Pergunta: Mas será que essa é a missão da lei? Será que esse é o papel do legislador: estipular e explicitar um conceito na lei? A lei existe para estabelecer conceitos? Ela deve conceituar institutos? Certamente não; fundamentalmente não é este o papel do legislador e nem é esse o objetivo das leis em geral (lançar conceitos, definir institutos jurídicos).

Via de regra, a lei, em geral, tem como objetivo estabelecer os padrões de comportamento, os padrões de conduta. Eventualmente, o legislador faz uma ressalva e acaba inserindo dentro da própria lei, do próprio texto normativo, a fixação de conceitos, de definições. Mas, por que ele faz essa opção? Porque o mesmo visa eliminar dúvidas (ele age de boa-fé nesse sentido), de evitar controvérsias, estabelecendo um conceito padrão e, consequentemente, na medida do possível, contribuir com o ambiente, com a sensação de segurança jurídica. Na lei que trata de licitações, a 8.666/93, existem diversos conceitos (tecnicamente, foi necessário a incorporação de tais definições).Da mesma forma, imaginando que seria favorável, benéfico, o legislador resolveu estabelecer o conceito, a definição legal de tributo no artigo 3º do CTN.

- Brinde.: Tributo é uma expressão genérica. Pois tal forma admite várias modalidades. Ora, se existe expressão genérica, por certo há espécies. Nosso primeiro desafio será compreender a definição do gênero “tributo” para depois entendermos os aspectos referentes às suas espécies (são espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições de melhoria, dentre outras – veremos todas elas detalhadamente).  

Artigo 153 da Constituição Federal: ‘’Compete à União instituir impostos sobre:

  1. – importação de produtos estrangeiros;
  2. – exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;
  3. – renda e proventos de qualquer natureza;
  4. – produtos industrializados;
  5. – operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;
  6. – propriedade territorial rural;
  7. – grandes fortunas, nos termos da lei complementar.’’

O artigo 153 da CF traz o rol de impostos que podem ser criados e arrecadados pela União, na persecução insaciável pelo devido atendimento ao interesse coletivo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (110.3 Kb)   pdf (449.4 Kb)   docx (567.7 Kb)  
Continuar por mais 67 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com