TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de requisitos de engenharia

Seminário: Conceito de requisitos de engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Utilizando os conceitos de Engenharia de Requisitos visto na unidade 4, identificar e descrever os requisitos funcionais (RF), requisitos não funcionais (RNF) e regras de negócio (RN) para o cenário descrito abaixo:

Um pequeno hotel situado em Visconde de Mauá contratou a empresa em que você trabalha como analista de sistemas, para desenvolver um sistema que permitirá um melhor controle de suas atividades diárias. Esse sistema deve ser utilizado através do navegador Firefox.

Para realizar uma reserva de um quarto, o cliente pode fazer pela internet, ou ir pessoalmente até o hotel ou pode fazê-la por telefone. O funcionário que o atende verifica se existe quarto disponível para o período solicitado, de acordo com as características informadas pelo cliente (individual, duplo ou triplo, simples ou de luxo). Havendo disponibilidade é feita a reserva. Caso contrário, o cliente é informado da não disponibilidade de quartos. Neste caso, o funcionário pode oferecer quartos disponíveis com outras características.

O cliente pode solicitar o cancelamento da reserva do quarto ao funcionário do hotel a qualquer momento e feito o cancelamento, o quarto é disponibilizado para uma próxima solicitação.

A reserva também pode ser cancelada pelo gerente quando o cliente não comparecer ao hotel para hospedar-se até às 12:00 horas data de início da reserva. Para isso, o gerente toma como base um relatório de não comparecimentos.

Quando o cliente ocupar um quarto, reservado previamente, o funcionário faz o registro de hospedagem do cliente. Caso o cliente não tenha se hospedado anteriormente no hotel, seu cadastramento deverá ser realizado antes de seu registro de hospedagem.

Ao solicitar o encerramento de sua estadia no hotel, é apresentada ao cliente a conta detalhada de sua estadia. Neste momento, o quarto será disponibilizado para a limpeza.

Após a desocupação e limpeza de um quarto, o gerente coloca-o novamente a disposição para a próxima ocupação.

O sistema deve rodar 24 horas x 7 dias, com tempo máximo de resposta de 10 segundos

1 REQUISITOS FUNCIONAIS:

RF01 – O sistema poderá ser utilizado por funcionários e clientes.

RF02 – O sistema deverá manter as características do quarto.

RF03 - O sistema deverá verifica se existe quarto disponível para o período solicitado, de acordo com as características informadas pelo cliente.

RF04 - Havendo disponibilidade o sistema deverá fazer a reserva.

RF05 – Não havendo disponibilidade o sistema deverá informar que não há reserva disponível de quartos para as características solicitadas. Neste caso, o sistema mostrará quartos disponíveis com outras características.

RF06 - O sistema deverá efetuar o cancelamento da reserva do quarto do hotel a qualquer momento e feito o cancelamento, o quarto é disponibilizado para uma próxima solicitação.

RF07 – O sistema deverá gerar um relatório de não comparecimento.

RF08 – O sistema deverá manter um os dados de cadastro do cliente.

RF09 – O sistema deverá manter os registros do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com