TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos de engenharia da Qualidade

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DE CONCEITOS, MÉTODOS E/OU TÉCNICAS DE ENGENHARIA DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE UM CARDÁPIO PLASTIFICADO PARA RESTAURANTES

Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia da Qualidade I como requisito de composição da nota 03 da disciplina.

Aluno(a):

Professor (a):

MARINGÁ

PARANÁ – BRASIL

SETEMBRO/2015 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1 Escopo da Atividade 3

1.2 Objetivo da atividade de Campo 3

1.3 Justificativas de Método de Aplicação do Conceito, Técnica, Método 3

2.MÉTODO E MATERIAIS 4

2.1 Conceito, Técnica, Método Proposto para o Problema (Teoria) 3

2.2 Planejamento da Aplicação (Plano de Trabalho – 5W1H, Indicadores de Desempenho) 3

3.DESENVOLVIMENTO 6

3.1 Caracterização da Empresa: Porte, Modelo de Produção, Mercado, Faturamento 6

3.2 Caracterização do Processo de Produção: Tipo de Sistema e Layout/ Operação que será melhorada (BPMN, Fluxograma) 6

3.3 Caracterização do Produto: Desenho/ Materiais/ Montagem/ Embalagem 7

3.4 Aplicação do Conceito, Técnica, Ferramenta, Método da Qualidade 8

3.5 Análise de Resultados (Gestão Visual) / Plano de Melhoria Proposto (5W-1H) 9

4. CONCLUSÃO 10

4.1 Considerações Finais/ Limitações/ Lições Aprendidas/ Atividades Futuras 10

5. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

1.1) Escopo da Atividade

A empresa estudada para a realização das análises e implementações de melhoria foi uma gráfica e tomamos como base do nosso estudo a produção do cardápio plastificado de 8 páginas, as atividades realizadas foram, plano de trabalho, mapeamentos do processo de produção do cardápio e implementação de de melhorias e soluções.

1.2) Objetivo da Atividade de Campo

Com as análises feitas, o foco das ações será para melhorar o processo de produção do cardápio, com isso consequentemente teremos realizado a documentação do processo de produção, caracterização da empresa e caracterização do produto. Portanto o objetivo da atividade é um estudo geral da empresa com foco em um determinado produto, a fim de gerar soluções para produzir mais produtos conformes.

1.3) Justificativas do Método de Aplicação do Conceito, Técnica, Método

Para a realização das análises será aplicado o uso de alguns métodos e técnicas, tais quais o mapeamento do processo pela linguagem BPMN, o acompanhamento dos planos de ação tanto de trabalho quanto de implementação de soluções pela ferramenta 5W-1H.

O mapeamento é importante, pois assim conseguimos ter uma visão pontual do processo, facilitando na hora de enxergar gargalos na produção, ou etapas em que os erros são maiores. O planos de ação no formato de 5W-1H são balizadores para conseguirmos implementar soluções e indicadores dentro do nosso processo.

2. MÉTODOS E MATERIAIS

2.1) Conceito, Técnica, Método Proposto para o Problema

Conceito: Utilização de uma ferramenta para análise dos processos de criação e montagem de cardápios plastificados e outra para identificação de problemas e não conformidades no sistema produtivo.

Técnica: Modelagem dos processos operacionais envolvendo desenho do fluxo de materiais e informações obtendo uma visão sistêmica do sistema produtivo. Organizar e identificar os possíveis fatores/causas que geram um problema de Qualidade.

Método Proposto: Ferramenta BPMN para mapeamento dos processos utilizando o software Bizagi Process Modeler. Para Minoli (2008), o objetivo principal do BPMN é prover uma notação rapidamente compreensível por todos os participantes dos processos do negócio, desde os analistas de negócio, que farão os primeiros rascunhos dos processos, desenvolvedores responsáveis por sua implementação tecnológica, os responsáveis por sua execução e os participantes ao nível de sua gestão e monitoramento.

Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) para organização das causas e identificação de problemas de Qualidade utilizando o software MiniTab. Werkema (1995) define Diagrama de Causa e Efeito como uma ferramenta da qualidade capaz de demonstrar a relação existente entre o resultado de um processo (efeito) e os fatores do processo (causas) que podem, por razões técnicas, influenciar no resultado considerado.

2.2) Planejamento da Aplicação (Plano de Trabalho – 5W-1H, Indicadores de Desempenho)

Rossato (1996) afirma que o método 5W1H auxilia na organização com a identificação de ações e responsabilidades de forma precisa, definindo as ações e responsabilidades de execução para uma tarefa. Para se entender o porquê do 5W1H traduz-se a junção das seis palavras na língua inglesa, que SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR são why (Por quê), what (O quê), who (Quem), when (Quando), where (Onde) e how (Como). Através da utilização desta ferramenta é possível determinar quais serão as ações a serem tomadas e também se pode analisar de que forma os recursos serão alocados.

O que será feito? (What) Responsável (Who) Prazo

(When) Onde

(Where) Motivo

(Why) Como

(How)

Mapeamento do processo de produção do cardápio Equipe 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com