TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concessão do serviço público

Por:   •  5/9/2017  •  Artigo  •  6.232 Palavras (25 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 25

Concessão de Serviços Públicos

  1. Esquema no caderno (2º setor).

  1. Fontes normativas: fonte constitucional – art.175 CF

                                      Fonte infraconstitucional – L 8987/95

  1. Princípios que norteiam a delegação de serviços públicos para a prestação do “serviço adequado” (art. 6º e §§ da Lei 8.987/95): P. da continuidade ou manutenção do serviço público (§ 3º do art. 6º); P. do aperfeiçoamento ou atualidade (§2º do art. 6º); P. da modicidade de tarifas (§1º, in fine, do art. 6º).

  1. Serviços delegados a particulares: o Poder Público pode realizar centralizadamente seus próprios serviços, por meio dos órgãos da Adm. Direta, ou prestá-los descentralizadamente, através das entidades autárquicas, fundacionais e empresas estatais que integram a Adm. Indireta (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público) ou, ainda, por meio de entes paraestatais de cooperação que não compõem a Adm direta e nem a indireta (serviços sociais autônomos e outros) e, finalmente, por empresas privadas e particulares individualmente (concessionários, permissionários e autorizatários; CF, arts. 21, XII e 175). Quando a Adm. Pública executa seus próprios serviços, o faz como titular dos mesmos; quando os comete a outrem, pode transferir-lhes a titularidade ou simplesmente a execução. A transferência da titularidade é outorgada por lei e só por lei pode ser retirada ou modificada; a transferência da prestação do serviço é delegada por ato administrativo (bilateral ou unilateral) e pela mesma forma pode ser retirada ou alterada, exigindo apenas, em certos casos, autorização legislativa. A delegação é utilizada para o traspasse da execução de serviços públicos a particulares, mediante regulamentação e controle do Poder Público. Pela Constituição vigente, os prestadores de serviços públicos respondem diretamente pelos danos que vierem a causar a terceiros (art. 37, § 6º da CF). As modalidades de delegação são: a concessão; permissão e autorização.

5) Modalidades de concessão: (serviços concedidos são todos aqueles que o    particular executa em seu nome, por sua conta e risco, remunerados por tarifa, na forma regulamentar, mediante delegação contratual ou legal do Poder Público concedente.Serviço público concedido é serviço do Poder Público, apenas executado por particular em razão da concessão).

  1. Concessão de serviço público simples.

Conceito: art. 2º, II, L8987/95

Objeto: mediato – significa a vontade administrativa de gerir, de forma descentralizada, determinado serviço público, de forma que este seja prestado de forma ágil, célere e eficiente à população. Imediato – é a execução de determinada atividade caracterizada como serviço público, a ser desfrutada pela coletividade

  1. Concessão de serviço público precedida da execução de obra pública.

Nomenclatura: A expressão “concessão de obra pública” era a adotada tradicionalmente pela doutrina. A lei 8987/95 adotou a expressão concessão de serviço público precedida de obra pública, o que pareceu mais acertado, pois antes parecia indicar que o Poder Público “transferia”, ou “concedia” uma obra pública, o que não é tecnicamente correto, pois a obra não pode ser concedida, pois o que o Estado concede é a atividade, ou seja, o serviço. Para tanto, autoriza o concessionário a executar a obra previamente.

Conceito: art. 2º, III, da Lei 8987/95.

Objeto: compreende uma duplicidade de objeto: o primeiro encerra um ajuste entre o concedente e o concessionário para o fim de ser executada determinada obra pública (há um contrato de construção de obra). O segundo objeto é que traduz uma real concessão, pois, com a conclusão da obra, o concedente transfere sua exploração, por determinado prazo, ao concessionário.

           6) Natureza jurídica: predomina o entendimento de que se trata de contrato administrativo.

                   Concessão e permissão: ambas almejam o mesmo objeto, que é a prestação de um serviço público, o que dá margem a certa confusão entre os termos. Tradicionalmente, havia uma diferença, caracterizando-se a concessão de serviço público como contrato administrativo enquanto que a permissão de serviço público se caracterizava como ato administrativo. Quando o art. 175 da CF/88 impôs licitação para a permissão, muitos doutrinadores começaram a entender que a permissão seria um contrato administrativo e não mais um ato administrativo, tomando como principal argumento o art. 40 da lei 8987/95, que diz textualmente que a permissão é um contrato administrativo (contrato de adesão). O STF entendeu que não há mais diferença entre concessão e permissão, AMBOS SÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, conforme o Informativo 117STF, 01/07/98. Logo, tanto concessão quanto permissão são contratos administrativos.

          7) A relação contratual: o contrato de concessão é bilateral (gera obrigações recíprocas), comutativo (as obrigações das partes são equivalentes e previamente identificadas), “intuitu personae” (o concessionário não pode ceder suas obrigações, e, sobretudo, o serviço que lhe foi delegado, a terceiros, sem prévio assentimento do concedente, formal (formalização de vontades e o mais detalhado lineamento das obrigações cominadas aos contratantes).

         8) A supremacia do concedente: por tratar-se de um contrato administrativo, constitui-se característica natural do ajuste a desigualdade entre as partes, de modo a conferir posição de supremacia ao poder concedente. Incidirão na concessão as cláusulas de privilégio, ou exorbitantes, que são certas prerrogativas expressamente atribuídas ao Estado nos contratos administrativos. A lei 8987/95 previu, em várias passagens, essas prerrogativas. Ex: art. 23, V; art. 37 da Lei.

       9) A natureza do concessionário e do concedente: classicamente, a doutrina admitia que o serviço público fosse delegado à pessoa física ou jurídica. Mas a lei não admitiu a delegação do serviço a pessoas físicas, apenas a pessoas jurídicas ou a consórcio de empresas. Sem essa observância, o contrato apresentará vício de legalidade quanto à figura do concessionário.

         Quanto à natureza do concedente, pode-se afirmar que tradicionalmente foi representado pelo Estado ou, no caso de estados federativos, de suas pessoas integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com