TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrato Social

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

ROUSSEAU

O contrato social é uma deliberação conjunta no sentido da formação da sociedade civil e do Estado. É um acordo que constrói um sentido de justiça que lhe é próprio; a justiça está no contrato, na utilização que resulta dele. Liberdade natural vs. Utilidade comum.

Liberdade natural¹ (o homem poderia optar por continuar em sua situação inicial, o seu estado de natureza¹ ou, então,por meio de uma convenção, fundar uma associação tendente à realização de seu estado social²) Utilizade comum²= Vontade Geral.

Vontade Geral, união de muitos em torno de um objetivo comum . Formação de um corpo maior diferente de um corpo individual dos membros que o compõem, formando assim, uma única pessoa pública, um conjunto moral. Em função do ato de união, chama-se pacto social. A vontade geral que funda o pacto se destina à realização da igualdade. A igualdade deverá ser a base dos pactuantes, pois é ela que garante a realização do interesse comum.

Com essa união há o surgimento da sociedade e do Estado, podendo ser chamado de Contratualismo Total = união de forças, pois se o homem não pode criar novas forças, ao menos pode unir-se para que as forças particulares se transformem em uma força maior, e assim, dessa união possa surgir uma forma de organização em que a força de todos é maior que a força desorganizada dos particulares espalhados, dispersos e desunidos.

A passagem do estado de natureza para o estado social (pacto) é uma passagem brusca onde há perda de liberdade. No estado de natureza o homem possuía todas as suas potencialidades para serem livres e exercidas ilimitadamente. Com o pacto, a sociedade não tem nada de natural, é tudo artificial, o homem comprou sua própria escravidão. Esta escravidão o tornou um ser frágil, destituído de coragem, submisso a normas sociais e crenças.

NIETZSCHE

Transvaloração de todos os valores = Rompimento com a moral cristã (caracterizada pelos indivíduos que se deizam levar pela maioria e seguem ensinamentos baseados em tradição, tudo isso em nome da submissão à autoridade da religião). Moral cristão conhecida tbm como MORAL DOS FRACOS que consegue se impor entre os fortes fazendo-os sentir remorso ou culpa devido conselhos tradicionais.

A vontade de verdade = aprender a questionar. A busca pela verdade. Colocar algo como verdade e iniciar a filosofia através de uma perspectiva, questionando sobre sua existência.

Dos preconceitos dos filósofos = os valores dos filósofos sobre o que é a verdade parte mais do instinto de cada um. As razões que apresentam são frutos de instintos, resultados da história, da cultura e da educação e não da razão. A partir dessas verdades instintas. a busca pelos valores afirmativos é iniciada, fazendo com que o homem se liberte dos preconceitos e valores tradicionais e redescubra os verdadeiros valores da vida através de uma razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com