TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratos Administrativos - Clausulas Exorbitantes

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

 Contratos Administrativos- Clausulas Exorbitantes

        Contratos consistem em um acordo entre partes no âmbito civil, ambos na maioria das vezes serão entes privados. Já a Administração Pública poderá realizar de duas formas. Contratos da Administração Pública e Contratos Administrativos.

        Os contratos Administrativos são regidos pelo Direito Administrativo e que visam a realização de um serviço público, essa modalidade de contrato possui peculiaridades que são chamadas clausulas exorbitantes, tem essa denominação pois conferem privilégios a uma das partes. A Administração Pública, as mesmas clausulas forem inseridas m um contrato civil estaria ferindo o princípio da paridade entre os contratantes sendo ilegais ou também consideradas inadequadas.

        Os clausulas exorbitantes são inseridas para garantir que distinções entre contrato Administrativo e o de Direito Privado sejam asseguradas, garantindo que a  Administração Pública possua uma superioridade a qual obedece o princípio da Supremacia do Interesse público.

        Por se tratar de serviço essencial, fere o Princípio da Legalidade a terceirização da coleta de lixo pelos Municípios  e Estados da União?

        Antes devemos esclarecer que o Sistema Tributário Nacional contempla 3 espécies distintas de tributos : taxas, impostos e contribuições, a taxa enquanto tributo é uma prestação pecuniária compulsória que não constitua ato ilícito ou seja é obrigatória.

        As taxas  Municipais são instituídas pelo Código Tributário Municipal. Em relação a taxa de coleta de lixo a Suprema Corte entende como específico e divisíveis os serviços públicos de coleta, remoção e tratamento, ou destinação de lixos ou resíduos provenientes, desde que estas atividades estejam dissociadas de outros serviços de limpeza realizados em benefício da população em geral, tais como o de limpeza de logradouros e bens públicos (praças, calçadas, ruas, bueiros).

        Sendo assim constitucionais as taxas de lixo domiciliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com