TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia: Impactop Social do Crime

Por:   •  24/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.901 Palavras (24 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE DE SUZANO - UNISUZ

Curso de Direito

Paulo Sergio Campos da Silva

CRIMINOLOGIA: IMPACTO SOCIAL DO CRIME

"É melhor prevenir os crimes do que ter de puni-los; e todo legislador sábio deve procurar antes impedir o mal do que repará-lo, pois uma boa legislação não é senão a arte de proporcionar aos homens o maior bem estar possível e preservá-los de todos os sofrimentos que se lhes possam causar, segundo o cálculo dos bens e dos males da vida." (Cesare Beccaria).

- Suzano / 2014-

FACULDADE DE SUZANO - UNISUZ

Curso de Direito

Paulo Sergio Campos da Silva

CRIMINOLOGIA: IMPACTO SOCIAL DO CRIME

Projeto de Pesquisa apresentado sob a orientação do Professor Dr. Rogerio Rodrigues da Silva, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Monografia Jurídica I – TCC, ministrado pelo Professor Rogerio Rodrigues da Silva.

- Suzano / 2014 -

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DO TEMA        IV

1.1. Tema da Pesquisa        IV

1.2. Delimitação do Tema        VI

1.3. Justificativa        IX

1.4. Problema(s)        XIV

1.5. Hipótese(s)        XVI

2. OBJETIVOS        XVI

2.1. Objetivo geral        XVIII

2.2. Objetivos específicos        XIX

3. METODOLOGIA        XX

4. CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA        XXI

5. REFERÊNCIAS        XXII

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA         

        

  1. Tema da Pesquisa

Atualmente concentra-se no comportamento do individuo “Hiposuficiente”, que afetado com o impacto das politicas publicas e suas diretrizes, torna-se inimigo da sociedade, e passa a ser visto como estatistica, uma vez que anda a margem da sociedade, inserido nela ja marginalizado e com espectativas insertas.

Segundo o estudo da criminologia e da sociologia em relação aos aspectos de influencia do crime em distintas classes, em especial na classe hiposuficiente, investigar e pesquisar os aspectos da realidade do delinquente pode, a longo prazo, criar métodos de prevenção e diminuição de adeptos ao crime.

Os estudos que compreendem esta distinção social ou separação de direitos, trazem contradições a isonomia. Direito constitucional defendido de forma literaria e na pratica digno de omissão por parte do garantidor destes Direitos, o Estado.

Na segunda metade do Seculo XVIII, o Iluminismo de Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Cessare Becaria, e outros filosofos motivados pela visão social, que ja vinha de outros movimentos representados por René Descartes, Jonh Locke, Issac Newton,  tendem a criticar de forma inteligente estas separações e miséria social.  Com Émile Durkheim, Karl Marks, Max Weber, que com suas semelhanças, seja na visão filosofica ou Social de suas diretrizes, defendiam a visão de uma coesão social,  uma responsabilidade social do Estado para inclusão, ações sociais e autonomia intelectual da liberdade de pensamento.

“Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada.” (...) Pesquisa (on line)

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/iluminismo/

Uma busca pela extinção de miserias e injustiças sociais que introduziam o individuo a sociedade ja marginalizado,  estabelecendo uma influencia Iluminista que faria mudanças nos quadro da realidade da epoca, se exteriorizando atravéz das grandes obras destes pensadores iluministas e ganhando autonomia e força motriz através das variedades de idéias e principios voltados ao povo.

Na atualidade o tema segue como premissa para o equilíbrio social, dando maior visão para a real necessidade de projetos socioeducativos, coesão social e inclusão intelectual.

Sua organização, no que se diz respeito aos defensores das inumeras teses, não se limitam a autores dos primórdios Iluministas. Atualmente o tema tem sido liberto das prateleiras empoeiradas de bibliotecas e arquivos esquecidos, haja vista que crescem, desordenadamente dentro do cenário social brasileiro, seguindo ainda a influencia de outros estudiosos Internacionais, visando sanar a problematica e o desinteresse com o futuro do jovem brasileiro.

O tema é amplo – vem do estudo aplicado de criminologia e da Sociologia – desde autores Iluministas supracitados, vindo para a contemporaneidade com penalistas, criminologos e sociologos como Alessandro Baratta, Raul Zaffaroni, Elio Morselli, Antônio Beristain, entre outros Sociologos , Filosofos e Criminalistas que defendem as ideias iluministas e somam novos horizontes a ressocialização de uma classe marginalizada.

 

“Muitas revoluções foram influênciadas pelas ideias iluministas: Revolução Francesa, Revoluções pela independência na América Latina, Independência dos EUA, Revolução Farroupilha, Inconfidência Mineira, entre muitas outras.”  Pesquisa (on line), Fonte: http://www.historialivre.com/contemporanea/salailuminismo1.htm / 

Professor de História: Marcos Emílio Ekman Faber.

  1. Delimitação do Tema

Esta pesquisa está voltada ao território que compreende o âmbito penal e social, tendo como referências mais objetivas os dados de pesquisas de organizações de Segurança Publica, Criminólogos, Sociólogos e Criminalistas.

A pesquisa deverá abordar dentro da realidade brasileira, a falta de compreensão da problemática social que se instala nas cidades brasileiras na atualidade.

Este estudo tem seu foco na atualidade, no meio social e nos aspectos, ao qual o crime impõe direta e indiretamente a população Brasileira. Tendo como base de apoio dados pertinentes a pesquisas voltadas a Grande São Paulo e suas influencias no meio social  à nivel nacional .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com