TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crime, Desvio e Ordem Social. (Anthony Giddens)

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  3.219 Visualizações

Página 1 de 7

                                                    Universidade Estácio de Sá

                                                     Nathália Barros Vieira

                                                   Andressa Ribeiro Defanti

                 

                    Crime, Desvio e Ordem Social.

                         (Anthony Giddens)

                                                         

                                                       

                                                          Nova Iguaçu, RJ

                                                                     20

                                            Nathália Barros Vieira  (2015.02.47388-7)

                                          Andressa Ribeiro Defanti  (2015.02.30601-8)

                                            Crime, Desvio e Ordem Social

                          (Anthony Giddens)

Resumo do capitulo

“Crime, desvio e ordem social” da obra “Sociologia”

apresentado na Universidade Estácio de Sá ,

para a matéria Fundamentos das Ciências Sociais.

Orientador: Prof. Vinícius Esperança

                                                           

                                                       Nova Iguaçu, RJ

                                                                   2015

Anthony Giddens nasceu em 18 de janeiro de 1938 em Londres, é um sociólogo britânico, renomado por sua Teoria da estruturação1 . Considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo, figura de proa do novo trabalhismo britânico e teórico pioneiro da Terceira via, tem mais de vinte livros publicados ao longo de duas décadas.

O capitulo fala sobre Crime, desvio e ordem social onde visa o comportamento desviante e criminoso, onde as ações são conduzidas conforme a época e o lugar, havendo também a visão do que é normal para uns e não para outros, onde também se percebe o uso do etnocentrismo que oferece a visão do outro sem perder a base da sua cultura, seu entendimento e sua análise sobre o normal, desviante e crime na vez para a sociedade.

Crime, desvio e ordem social: O comportamento desviante refere-se a ações que transgredem as normas comumente definidas. Varia-se as ações conforme a época e o lugar, o que pode se considerar ‘’normal’’ em certo lugar, pode-se ser estranho em outros lugares. Conceito de desvio é mais amplo que o de crime, que se define em conduta não-conformista a lei.

As sanções formais ou informais, são aplicadas pela sociedade para reforçar as normas sociais. Sabe-se que leis são normas definidas e aplicadas pelo governo.

As teorias biológicas e físicas foram desenvolvidas no intensão de mostrar que o crime e outras formas de desvios são determinadas, entretanto a ideia foi desacreditada. Sociólogos dizem que a conformidade e desvio foram definidos de modo que diferenciaram os contextos de diferentes sociedades.

As teorias funcionais veem o crime e o desvio como algo que tem tensões estruturais e de uma falta de moralidade nos grupos sociais. Durkheim introduz o termo ‘’anomia’’ para entender que há um sentimento de ansiedade e desorientação causada pelo colapso da vida tradicional na sociedade moderna. Onde Robert estendeu o conceito incluindo a pressão que os indivíduos sentem sempre que as normas entram em conflito com a realidade social.

Dar-se então uma teoria da rotulação onde se refere ao julgar alguém de desviante o fará mais desviante, é de suma importância a parte de supor que nenhum ato é intrinsicamente criminoso. Os teóricos da rotulação interessam-se pela forma como alguns comportamentos vêm a ser definidos como desviantes e pelas razões que levam determinados grupos, mas não outros, a sem rotulados como desviantes.

As teorias de conflito analisam o crime e o desvio em termos através da estrutura da sociedade, dos interesses concorrentes existentes entre os grupos sociais e da preservação do poder entre elites. O Novo Realismo de Esquerda é tendência da criminologia onde é influenciada por tal tradição, mas que se afasta em alguns importantes aspectos. O Novo Realismo chama atenção para as vitimas do crime, que exigem mudanças politicas práticas para as leis possam responder melhor às comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com