TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAS PRELIMINARES: DA CARÊNCIA DE AÇÃO POR ILEGITIMIDADE PASSIVA

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 02ª VARA CÍVEL DA COMARCA BELO HORIZONTE MG

PROCESSO Nº

ANITA, brasileira, casada, economista, portadora da CI nº   , expedida por  , inscrita no CPF/MF sob o nº  , residente e domiciliada na Rua  , nº  , bairro  , Belo Horizonte MG,  CEP  , nos autos da Ação de Anulação de Negócio Jurídico, que lhe move ROSA, vem por seu advogado legalmente constituído que para fins do Art. 39, I do CPC indica como seu endereço profissional a Rua,  nº  , bairro  , Cidade  , Estado  , CEP, perante Vossa Excelência apresentar

 

CONTESTAÇÃO

Pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir expõe:

DAS PRELIMINARES:

DA CARÊNCIA DE AÇÃO POR ILEGITIMIDADE PASSIVA

Pode-se observar que na presente ação, a Autora não inclui no polo passivo o seu antigo companheiro, de nome JOÃO, incluíndo apenas a Ré. Dessa forma, fica configurada a carência de ação de que trata o ART. 301, X, CPC, a saber:

ART. 301 CPC: Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito, alegar:                                                                                  I - (...)                                                                                      

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X - carência de ação;

                                                                                                                                                                                                                                       

A Autora deveria ter incluído João, pois há um litisconsórcio passivo, necessário e unitário na relação jurídica, com fulcro no ART. 47 CPC.

ART. 47 CPC - Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.

DA CARÊNCIA DE AÇÃO POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO

O objeto da lide é a anulação do contrato de compra e venda do automóvel por motivo de simulação, porém, sabemos que, simulação é caso de nulidade jurídica do contrato, pois para o mundo jurídico, tal contrato nunca existiu, sendo assim, impossível reparar seus vícios, conforme ART. 167 CC e ART 104 CC.

Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:

- agente capaz;

II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Diante do que aqui se expõe, é indiscutível o acolhimento desta preliminar, devendo o processo ser extinto sem a resolução do mérito.

DO MÉRITO:

DOS FATOS:

A autora move a presente ação de anulação do contrato de compra e venda do automóvel marca Honda, modelo CV-R, ano 2013, celebrado em 10/08/2013 em face somente da ré, deixado de fora seu antigo companheiro João, que segundo a autora, teria feito a transação através de simulação, pois seria uma doação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (298.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com