TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFESA DO EXECUTADO

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

Defesa do executado

É disponibilizado alguns meios ao executado para dificultar a continuidade de um feito executivo.

A defesa do executado esta disposta em diversos tipos, tendo portanto as defesas típicas e atípicas. As típicas são caracterizadas naquelas expressamente dispostas no Código de Processo Civil, nas quais então abrangidas a impugnação ao cumprimento de sentença e os embargos a execução. As atípicas, por sua vez, são os modos de defesa que não estão descritos no Código de Processo Civil como meios de defesa do executado, mas que tem a mesma finalidade.  

Dentre estes meios tipificados, o executado se dispõe da impugnação ao cumprimento de sentença, que é o meio pelo qual o executado oferece defesa para impedir o cumprimento ainda que de forma limitada. Após passados os 15 dias para o pagamento voluntário e expedido o consequente auto de penhora, começa-se a contar também o prazo de 15 dias para o executado ofertar sua impugnação. Tal impugnação tem a finalidade de contestar somente títulos executivos judiciais que condenam o réu ao pagamento de quantia certa. Trata-se de um incidente processual de defesa. Como exemplo a penhora indevida/incorreta.

O impugnante poderá ocasionar as defesas dispostas no rol taxativo: falta ou nulidade da citação; ilegitimidade das partes; inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação; penhora incorreta; avaliação errônea; excesso de execução; cumulação indevida; questões de competência absoluta ou relativa e causas modificativas ou extintivas da obrigação, tais como novação, pagamento, compensação, transação ou prescrição.

É na impugnação que se traz para discussão as matérias admitidas pelo legislador para se contrapor as atividades jurisdicionais executivas perante o Estado/Juiz, para assim, admitir ou não, total ou parcialmente o prosseguimento.

Em regra, a impugnação não tem efeito suspensivo, e só se atribui quando comprovado que o prosseguimento da execução pode acarretar grave dano de difícil reparação ao executado. Caso seja concedida a impugnação, é autuada nos próprios autos, do contrario, em autos separados.

Os embargos a execução tem característica de ação, uma vez que sempre são processadas em autos separados, disposta no Art. 914, CPC., onde o executado passa para a posição de autor e o exequente se torna réu na ação, este executado tem o prazo de 15 dias após a citação para manifesto do embargo, suscetível a preclusão caso não cumprido, e quando é feito por mais de um executado o prazo é contado a partir da citação de cada um. Pode-se embargar o executado ou cônjuge.

É de competência do juiz julgar procedente ou não e possui natureza declaratória, desconstitutiva, constitutiva.

Para ter efeito suspensivo os embargos precisam ter garantia, feito esta com calção como dispõe no Art. 914, e pode o juiz conceder efeito parcialmente, ou seja, apenas para um executado.

Existem ainda dois tipos de embargos que podem ser opostos pelo executado, são eles: embargos à arrematação e embargos à adjudicação. No primeir, o executado apresenta embargos quando o bem penhorado já tiver sido arrematado em hasta pública. No segundo, os embargos à adjudicação podem ser opostos na hipótese da propriedade do bem penhorado ter sido atribuída ao credor em razão da hasta pública restar frustrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com