TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEONTOLOGIA JURIDICAS E SUAS CARACTERISTICAS

Por:   •  19/11/2018  •  Dissertação  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

DEONTOLOGIA

A palavra Deontologia vem do grego "déon, déontos" que significa dever e "logos" que significa tratado. A partir dessa tradução e entendimento, a deontologia traz como conceito que ela é o "tratado de deveres de um grupo profissional".

Esse termo "deontologia" foi criado por Jeremy Bentam, filosofo ingles, em 1834, , quando a definiu como “ciência do que é justo e conveniente que o homem faça, dos valores que decorrem do dever ou norma que dirige o comportamento humano”

Deontologia funciona como uma discilina que ensina sobre deveres e normas de uma determinada aréa profissional, é uma especie de manual, de Código de Ética que dispõe como devemos nos porta, o que devemos fazer e o que não devemos fazer.Existem infinidades de códigos de deontologia, sendo cada uma de responsabilidade exclusiva de suas associações e/ou ordens profissionais.

Esses códigos deontologicos são encarados como as regras morais e eticas de cada profissão, eles dão a base para o profissional em como agir em sua profissão, pelo o que deve prezar, que bandeira levantar e quais praticas evitar e/ou não realizar de forma alguma. Alguns desses códigos preveem até sanções aos profissionais que agirem de forma contraditoria ao que está expresso no código. Pode se encarar os códigos deontologicos como a Constituição da etica profissional, pois todas suas cláusulas são petreas e inviolaveis.

Diante disso, no mundo juridico a ramificação da Deontologia é a Deontologia Jurídica que é a ciência que se preocupa em cuidar dos deveres e dos direitos dos profissionais que trabalham com a justiça. Advogados, promotores, defensores, juízes, desembargadores e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com