TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIVIL CURATELA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA

Por:   •  24/5/2021  •  Exam  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

Sob a ótica do atual direito brasileiro, estabeleça uma analogia entre Curatela e Tomada de Decisão Apoiada, considerando-se a proteção a pessoas incapazes e a necessária autonomia/inclusão social das pessoas com deficiência.

A Curatela é uma instituição protetiva da pessoa e de seus bens, tendo como regra a proteção de maiores de idade incapazes. Ela pode dirigir-se apenas à administração do patrimônio e dependerá sempre da nomeação pelo juiz. Possui caráter assistencial, destinado à proteção de incapazes, vulgo art. 1.774, CC.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n. 13.146/2015), tem o objetivo de reconhecer a autonomia e a inclusão do deficiente, reforçando o caráter residual da incapacidade. Assim, a declaração da incapacidade e definição dos termos da curatela devem ser feitas por meio de ação judicial, levando em consideração a existência de hipótese de incapacidade relativa do art. 4º, com exceção da incapacidade por idade, conforme art. 1.767, CC.

A análise realizada passa a ser a aptidão para exprimir vontade e não mais a deficiência como causa da incapacidade. No novo regime protetivo, a incapacidade, salvo por idade, será sempre relativa, criando-se para o juiz o encargo de fundamentar para quais atos o incapaz precisa de representação, assistência ou pode atuar de maneira autônoma.

A ação de curatela consiste em procedimento especial de jurisdição voluntária, regulado entre os arts. 747 a 758, CPC. São legitimados ativos para sua propositura I – o cônjuge ou companheiro; II – os parentes ou tutores; III – o representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando; e IV – o Ministério Público (art. 747, CPC).

Em caso de recuperação da capacidade, deverá ser ajuizada ação para levantamento da interdição ou curatela, podendo o pedido ser manejado pelo incapaz, seu curador ou o Ministério Público, vulgo art. 756, CPC.

Já a Tomada de Decisão apoiada é uma categoria de auxílio no exercício dos direitos por pessoas em situação de vulnerabilidade, somando-se aos tradicionais institutos da tutela e curatela, ressignificados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essa modalidade é destinada a pessoas que não foram restringidas na sua capacidade civil mas que necessitam do auxílio adequado.

Se dá por meio de procedimento judicial do qual a pessoa com deficiência elege pelo menos 2 pessoas idôneas, com as quais mantenha vínculos e que gozem de sua confiança. As pessoas nomeadas devem prestar apoio a pessoa com deficiência na tomada de decisão sobre atos da vida civil, fornecendo-lhes os elementos e informações necessários para que ela possa exercer sua capacidade, conforme art. 1.783-A, CC.

No mais, em caso de divergência entre apoiado e apoiadores, a questão será submetida à apreciação judicial, ouvido o Ministério Público, vulgo art. 1.783-A, § 6º, CC.

Ora, é importante salientar que a origem do instituto de Curatela no Direito Romano focava na proteção do patrimônio e no direito dos herdeiros. Assim, confiava-se a curatela ao parente mais próximo. Contudo, sob a ótica do atual direito brasileiro, quem escolhe os seus apoiadores na categoria “Tomada de Decisão apoiada” é a própria pessoa com deficiência.

Esse novo modelo se inspira no legislador italiano, que introduziu a figura do amministratore di sostegno, ou seja, o administrador de apoio, e ingressa no Brasil por meio do Estatuto da Pessoa com Deficiência quase que simultaneamente com a sua introdução no art. 43 do Código Civil da Argentina, com vigência programada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com