TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CONSTITUCIONAL I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Por:   •  22/6/2016  •  Resenha  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

DIREITO CONSTITUCIONAL I

TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

1. COMPOSIÇÃO DA CONSTITUIÇÃO

1.1. PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO: Não tem força normativa; Não serve como parâmetro para controle de constitucionalidade das leis; Não é de observância obrigatória no plano das constituições estaduais.

1.2. PARTE DOGMÁTICA (corpo fixo): normas constitucionais; Serve como parâmetro de constitucionalidade das leis; NÂO há hierarquia entre Corpo Fixo e a ADCT.

1.3. ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias): normas constitucionais; veio aplainar a travessia da constituição anterior com a nova constituição, pois ela tem normas de ajustes; Serve como parâmetro de constitucionalidade das leis; NÂO há hierarquia entre a ADCT e o Corpo Fixo.

- A baixo, estas duas derivam das normas constitucionais que são:

1.4. NORMAS CONSTITUCIONAIS ORIGINÁRIAS: 05.08.88 (quarta-feira, às 16 horas), surgiram neste dia.

As normas Constitucionais Originárias gozam de PRESUNÇÃO ABSOLUTA de Constitucionalidade.

1.5. NORMAS CONSTITUCIONAIS DERIVADAS: aquela norma que foi inserida na Constituição por meio de Emenda Constitucional, inseridas pelo Poder Reformador.

Obs: As “Emendas Constituionais” permitem a mudança, acrescentar de algum dispositivo da Constituição.

As normas derivadas (Emendas Constitucionais) e as infraconstitucionais (Medida Provisória, Lei Complementar...), todas estas normas gozam de PRESUNÇÃO RELATIVA de constitucionalidade. Elas nascem produzindo seus efeitos jurídicos, mas podem ser declaradas inconstitucionais.

2. PODER REFORMADOR: derivado da Emenda Constitucional, ou seja, da norma constitucional derivada.; Mudança Forma da Constituição.

2.1. NÚCLEO (artigo 60, CF): a Constituição somente poderá ser alterada por meio de Emenda Constitucional, as Emendas d Revisão são as antigas, de acordo com a ADCT, pois existem 06 no Brasil.

2.2. MANIFESTAÇÃO:

3. LIMITAÇÃO DO PODER REFORMADOR:

a. Limitações Temporais: não há na constituição de 88 este tipo de limite.

b. Limitações Circunstanciais (artigo 60, §1º, CF): impede a reforma, impede as Emendas Constitucionais durante a INTERVENÇÃO FEDERAL (artigo 34 a 36, CF) + ESTADO DE DEFESA + ESTADO DE SÍTIO (artigos 136 a 141, CF).

c. Formais (artigo 60, I, II e III, §2º, 3º e 5º, CF): Processo Legislativo de criação da Emenda.

- Iniciativa: Quem pode apresentar a PEC (proposta e emenda a constituição)? Os legitimados ativos do artigo 60, I, II e III, que são:

ROL TAXATIVO

1/3 Câmera dos Deputados = 171 deputados;

1/3 Senado Federal = 27 senadores;

Presidente da República;

+ da metade das Assembleias Legislativas do país.

**Obs: via de regra, a emenda constitucional, ou melhor, a PEC, Processo Legislativo, tem como casa iniciadora a Câmera dos Deputados, tendo o senado como a casa REVISOROSA. Mas, se a PEC começar/deflagrar/apresentar no Senado, a casa revisora será a Câmera dos Deputados. (artigo 64, caput, CF).

- Artigo 60, §2º: para que haja a aprovação da PEC, ela passará por dois turnos na mesma casa (2x na Câmera dos Deputados e depois 2x no Senado Federal), necessitando de 3/5 para que ela possa passar para a próxima fase.

Câmera dos Deputados 3/5 = 308.

Senado Federal 3/5 = 49.

- Artigo 60, §3º: NÃO há sanção (assinatura no corpo da emenda) ou veto do Presidente da República no processo de elaboração das Emendas Constitucionais.

O presidente apenas participa em uma PEC apenas caso ele apresente uma, mas não precisa passar nele para que haja a sua validação.

- Artigo 60, §5º: vedada a PEC, ela não poderá ser reapresentada na mesma sessão legislativa (artigo 57, CF = período anual de trabalho legislativo);

Ela começa no dia 02/02 e vai até 17/07 = sessão ordinária; Volta no dia 01/08 e vai até 22/12. Fora deste período será de caráter extraordinário.

Ex: Se ela foi rejeitada no dia 03/02/2015, ela somente poderá ser reapresentada no próximo 02/02/2016.

d. Limitações Materiais (artigo 60, §4º):

- Expressas: não poderá deliberar a PEC tendente a abolir, ou seja, cláusula pétrea:

1- a forma federativa do Estado;

II – o voto direto, secreto, universal e periódico – não viola a cláusula pétrea caso seja instituído por PEC o voto facultativo;

III – a separação dos Poderes;

IV – Direitos e Garantias Individuais.

- Limitações Materiais Implícitas: criada pela doutrina e jurisprudência.

1– Forma e Sistema de Governo: Republica e Presidencialismo.

2 – Titularidade do Poder Constituinte: (artigo 1º, § único – principio democrativo).

3 – Artigo 60, CF: não poderá ser modificado tal artigo que vise facilitar o processo reformador.

4. MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL ou DENOMINAÇÕES

- Poder Constituinte Difuso;

- Transição Constitutucional;;

- Mudança Informal da Constituição.

Ela altera o sentido, mas não altera a forma da redação; É a mudança informal da constituição a luz da nova realidade, muda o sentido, o contexto sem alteração formal do dispositivo.

5. EFICÁCIA/APLICABILIDADE DAS NORMAS: divisão tripartida.

5.1. Normas Constitucionais de Eficácia Plena: norma autoaplicável; Incidência Direta, Imediata e Integral (não podem sofrer restrições ou limitações), pois não podem sofrer restrições por parte do Poder Público.

Ex: Artigos: 1,2,3,5, III, CF.

5.2. Norma Constitucional de Eficácia Contida: norma autoaplicável; Incidência Direta, Imediata, mas não Integral, pois pode sofrer restrições/condicionamento por parte do Poder Público, podendo ser feitas por Lei ou por atuação administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com